Com previsão de chuvas e trovoadas até domingo, começam hoje os treinos livres para o GP da Malásia, segunda etapa do mundial de F1. A meteorologia diz que vem água forte nos três dias da prova, o que pode embaralhar a lógica da corrida.

continua após a publicidade

Cumpre dizer que chuvas fortes naquela região do planeta, perto de Kuala Lumpur, área de clima equatorial, não são raras. Só que ninguém sabe exatamente quando elas vêm. E chegam rápido e com força. Já houve uma corrida em Sepang com um baita toró logo nas primeiras voltas, em 2001, e depois a volta do calor intenso.

A preocupação com a chuva advém da ausência do controle de tração. Se a falta do equipamento já foi sentida com pista seca na Austrália, no último fim de semana, pode-se imaginar como será com asfalto molhado.

Previsões à parte, McLaren e Ferrari devem voltar a concentrar as atenções a partir de hoje – a primeira sessão começa às 23h de Brasília e a corrida está marcada para as 4h do domingo. Lewis Hamilton, vencedor da prova de abertura do mundial, e Kimi Raikkonen, atual campeão e oitavo colocado em Melbourne, são os favoritos nas casas de apostas inglesas, com seus companheiros de equipe Heikki Kovalainen e Felipe Massa aparecendo logo depois.

continua após a publicidade