A falta de ondas responsável pelo cancelamento da etapa portuguesa do ASP World Championship Tour (WCT) nas oitavas-de-final se prolongou por toda a Europa até o domingo. Elas só voltaram a subir na segunda-feira e em ondas irregulares de 1m foi dado início ao Roxy Pro em Les Estagnots Beach, na França. A catarinense Jacqueline Silva perdeu na primeira fase, mas recuperou-se registrando a imbatível marca de 18,75 pontos de 20 possíveis na repescagem.
Hoje, na largada da terceira fase, ela disputa a primeira bateria com a cearense Tita Tavares e apenas uma brasileira poderá avançar para as quartas-de-final da quinta e penúltima etapa do WCT Feminino. Quem passar, enfrenta a vencedora do confronto entre Keala Kennelly (HAW) e Serena Brooke (AUS) na segunda bateria. Enquanto Jacqueline defende a quarta colocação no ranking, Tita, que não participou da primeira etapa, aparece em 11o. lugar no WCT 2002.
Já o Quiksilver Pro estreou terça-feira em ondas mais consistentes na mesma praia de Hossegor, com dois brasileiros garantindo classificação direta para a terceira fase: Neco Padaratz (SC) e Paulo Moura (PE). A rodada inicial foi encerrada na manhã de ontem e Peterson Rosa (PR) conquistou a terceira vitória masculina do Brasil na França. Com isso, sete brasileiros acabaram caindo para a repescagem da oitava das doze etapas do WCT de 2002.