Na abertura do Troféu José Finkel, o Campeonato Brasileiro de Natação, na tarde desta segunda-feira, em Belo Horizonte, Cesar Cielo já caiu na piscina para a disputa das eliminatórias dos 50 metros livre. E avançou com facilidade para as semifinais da prova, marcadas para acontecer nesta terça, ao fazer o segundo melhor tempo: 22s92. Ele ficou atrás apenas de Nicholas Santos, com 22s62.
“Foi bom para um primeiro dia. Vai ser uma competição dura, em que vou cair na água diversas vezes entre eliminatórias, semifinais e finais, incluindo revezamentos, que são importantes para o clube (Flamengo), por contar pontos em dobro”, afirmou Cielo, que acaba de conquistar o bicampeonato mundial dos 50 metros livre, prova em que também é o campeão olímpico e recordista mundial.
“O Cielo nadou para se classificar”, disse o técnico do nadador, Alberto Silva. “Para quem disputou o Mundial de Xangai (no final de julho), a orientação é se poupar ao máximo nas eliminatórias, ‘economizar’ nas semifinais, já que se classificam 16 atletas por prova, e na final fazer o tempo que for possível. Não é hora de falar em tempos, mas de pensar no clube e no pódio.”
Na prova feminina dos 50 metros livre, o melhor tempo das eliminatórias foi de Alessandra Marchioro, com 25s61. Já nos 200 metros peito, Renata Sander liderou entre as mulheres (2min37s96) e Henrique Barbosa foi o mais rápido entre os homens (2min15s72). E nos 200 metros costas, os primeiros colocados nesta segunda-feira foram Fernanda Alvarenga (2min20s01) e Fabio Santi (2min01s79).