O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e o prefeito, Eduardo Paes, desembarcaram nesta terça-feira, às 5h (de Brasília), em Copenhague, na Dinamarca, onde nesta sexta-feira será escolhida a cidade-sede da Olimpíada de 2016. Além do Rio de Janeiro, as finalistas são Chicago, Madri e Tóquio.
Otimistas, prefeito e governador voltaram a destacar que o Rio está pronto para receber os Jogos. Perguntados sobre o impacto da ida do presidente americano Barack Obama em favor da candidatura de Chicago, Cabral e Paes disseram estar confiantes nos trunfos da cidade brasileira.
Sem dúvida, a vinda do presidente Obama valoriza o evento. Mas ele esteve distante o tempo inteiro do processo e, certamente veio agora, muito mais com o objetivo de prestigiar a eleição e a sua cidade.
Já o presidente Lula está engajado desde o primeiro momento, reunindo-se com membros do COI, assumindo compromissos e deixando claro que os três níveisde governo estão juntos nessa campanha. Essa é a nossa diferença – afirmou Cabral.
Na tarde desta quarta, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega a Copenhague para a apresentação de sexta-feira. Lula passará a integrar a comitiva que conta também com Pelé e João Havelange.