A busca por pontos para o ranking que define os classificados à Olimpíada de Londres e a necessidade de ganhar experiência em competições de alto nível vai tirar a elite do ciclismo brasileiro do País nos primeiros meses de 2012. Os principais atletas da modalidade vão focar as disputas internacionais como forma de se aproximar das potências da modalidade no futuro.
Para Londres, o Brasil tem três atletas e quatro vagas garantidas. Gregolry Panizo se garantiu ao vencer o Campeonato Sul-Americano de Medellín, na Colômbia. As outras duas vagas foram confirmadas pela Federação Internacional de Ciclismo, por conta do segundo lugar ocupado pelo País no ranking das Américas – a escolha será baseada no ranking nacional. Um desses atletas poderá ser utilizado para correr também na prova contra-relógio. Por isso, é importante pontuar nas provas futuras.
O time de pista ainda compete no Pan-Americano, em Mar del Plata (Argentina), de 5 a 9 de março, e no Mundial de Pista, Melbourne (Austrália), de 4 a 8 de abril. A Seleção de Mountain Bike, por sua vez, encara o Campeonato Pan-Americano em Puebla (México), de 2 a 8 de abril.