São Paulo – Uma verdadeira maratona ciclística atravessará o Estado de São Paulo a partir de hoje: é o Extra Distance, que percorrerá 800 quilômetros por estradas e cidades paulistas. A prova, considerada a mais dura competição de ciclismo nacional, vai exigir que os 319 atletas inscritos competidores individuais ou divididos em duplas e quartetos, em equipes femininas, masculinas ou mistas a passarem mais de 24 horas pedalando sem parar.
A largada será às 6h, no Extra Tietê. A previsão é de que a prova termine às 10h de domingo, no Extra Anhangüera, depois de ter passado por 52 cidades e 11 rodovias paulistas.
Promovida pelo Grupo Pão de Açúcar, a prova é inspirada na Race Across America disputa que corta os Estados Unidos de costa a costa. Esportista por vocação, João Paulo Diniz, herdeiro do grupo, quis reproduzir a corrida por aqui. "Essa prova é diferente de tudo. É muito dura e o principal problema é o calor", revelou.
João Paulo correu as duas primeiras edições do Extra Distance (2004 e 2003), mas não conseguiu terminar nenhuma das provas. Este ano, irá disputá-la sozinho. "Estava muito mal treinado", justificou.