A seleção brasileira conquistou ontem mais uma medalha no Campeonato Pan-americano de Ciclismo, que está sendo disputado no Velódromo José Recalde, em Quito, no Equador. Na luta pelo título da prova de perseguição (4x4000m), os brasileiros foram superados pelo Chile. Mas a classificação para a a final garantiu ao País sua segunda vaga no Pan-americano de República Dominicana, do ano que vem – a primeira foi garantida com o ouro de Márcio May, na prova contra o relógio de estrada do Sul-americano, disputado em Curitiba, no início do mês.
A equipe composta pelos ciclistas Hernandes Quadri Júnior, Armando Costa, André Polini e Marcos Novello não repetiu o desempenho do dia anterior, quando marcou 4min28s600, estabelecendo uma nova marca brasileira para a distância.
Ontem ainda, a paulista Vera Lucia Santos terminou em quarto lugar na prova de velocidade 200m. “Ela perdeu por muito pouco para a canadense”, contou o técnico Iverson Ladewig.
Outro bom desempenho obtido por brasileiros foi na prova de velocidade 200m. Róbson Vieira estabeleceu um novo recorde para a distância quando fez sua participação na prova, com o tempo de 10s700. Logo depois, Estevan Mancini superou o tempo do companheiro de equipe, cravando 10s500, encerrando a disputa na sexta posição. Róbson foi sétimo.
Recordes
O destaque de ontem em Quito foi o colombiano Wilson Meneses que ganhou o ouro no quilômetro contra relógio com o tempo de 1min01s863 e baixando o tempo do mexicano Gabriel Cueva (1min03s929). Os cubanos Michel Pedrozo e Julio Herrera ficaram respectivamente com a prata e o bronze.
A cubana Yumari Gonzáles venceu a prova dos 500m contra relógio, quebrando o recorde com o tempo de 34s647. A medalha de prata foi conquistada pela canadense Lori Ann Muenzer o bronze foi para a ciclista Diana García, da Colômbia.