O ciclista paranaense da categoria infanto-juvenil, Eduardo dos Santos Euzébio, conquistou neste último domingo em Cerquilho, interior de São Paulo, o Campeonato Brasileiro de Ciclismo de estada e o vice-campeonato na categoria Contra-Relógio. Na prova de estrada Eduardo completou os 35,2 quilômetros em 1h03min22s.

continua após a publicidade

O atleta, que é de Curitiba, tem 14 anos de idade e corre pela equipe catarinense Manchester/Criciúma. O ciclista já compete por Santa Catarina desde os 10 anos, quando ainda estava na categoria infantil. Nos Jogos da Juventude do Estado do Paraná/2009, Eduardo competiu pela equipe de Curitiba, onde também obteve resultados expressivos.

Eduardo é treinado pelo também curitibano Adir Romeo, que foi técnico da seleção brasileira de pista no Pan Rio 2007. Para Romeo, Eduardo é uma das grandes esperanças do ciclismo nacional.

Seu pai, o também ciclista Edson Euzébio que administra a sua carreira, afirmou que o jovem atleta está competindo há quatro anos pelo estado catarinense, devido à vocação de Santa Catarina em apoiar os esportes amadores.

continua após a publicidade

“Infelizmente no Paraná não temos a mesma visão. Lá em Criciúma, o Eduardo já recebe uma bolsa da Prefeitura e a partir de 2010, também será contemplado com uma bolsa do programa Bolsa Atleta do governo federal”, afirmou.

Mas 2009 ainda não acabou para Eduardo. A sua próxima competição será o Campeonato Brasileiro de Pista, que acontece no Rio de Janeiro a partir do próximo dia 18 de novembro.

continua após a publicidade

Depois disso o atleta curitibano, junto com a sua equipe Manchester/Criciúma, vai disputar a Codecan do Uruguai, competição que é uma das voltas de formação de base mais conceituadas da América do Sul.

Como todo atleta da sua idade, o grande objetivo de Eduardo é participar das Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. Para isso o ciclista curitibano almeja se transferir para o ciclismo europeu.

“O sonho de todo atleta é competir nos grandes centros. Por isso quero correr na França, Itália ou Espanha. Em 2016 estarei pronto para representar bem o Brasil nos jogos Olímpicos”, finalizou o atleta.