Ciclismo: Portela está perto do título da Volta de SC

Só um acidente tira neste sábado o título de campeão da XVI Volta Ciclística Internacional de Santa Catarina do paranaense Evandro Portela, da equipe Dataro/Transamérica. Ele entra na nona e última etapa da competição, com 22 segundos de vantagem sobre o catarinense Márcio May, da Memorial/Santos, que ocupa a segunda colocação na classificação geral. A prova de encerramento será disputada a partir das 10h30 num circuito de 2,77 quilômetros, montado em frente ao Centro Eventos de Joinville.

A oitava etapa, disputada em alguns trechos sob garoa, foi vencida pelo brasiliense Rodrigo Brito, o Morcegão, da equipe Memorial/Santos. Ele completou os 77,6 quilômetros entre Pomerode, considerada a cidade mais alemã do Brasil, e Joinville no tempo de 1h53m23, mesma marca dos outros integrantes do primeiro pelotão, que incluiu ainda Evandro Portela, décimo colocado.

– Apesar da pista molhada, acho que a etapa foi boa. Deu para controlar o pelotão principal e manter a diferença na classificação geral?, comentou Portela, de 24 anos, ex-profissional em Portugal. – Vou para a última etapa precisando mais do que nunca do apoio dos outros integrantes de minha equipe. Todos vamos ter de nos superar para assegurar o título.?

A tática na prova deste sábado será a mesma desta sexta-feira. Ou seja, administrar a vantagem de 22 segundos sobre May e de 29 sobre Cássio de Paiva Freitas, da Caloi/Suzano/PowerBar, terceiro colocado e o único tricampeão da Volta de Santa Catarina.

Primeiro títuloá- O primeiro título da competição foi garantido nesta sexta-feira pelo cearense Antônio Nascimento, da AA Guaru/Audifar, que ganhou o Prêmio de Montanha, somando 17 pontos. Rogério Silva, o Paulista, também de Guarulhos, ficou em segundo lugar, com 10 pontos, seguido de Evandro Portela, com nove.

– Venci duas etapas e cheguei a liderar a classificação geral da Volta por um dia. Não deu para conservar a camisa amarela depois da prova contra-relógio, mas estou satisfeito. Acho que esta competição foi melhor do que o esperado?, comentou Nascimento, de 25 anos, disputado para ser contratado por Caloi e Memorial para a próxima temporada.

Tonho, como é chamado pelos amigos, lidera também a classificação de meta volante, com 11 pontos, seis a mais do que Neilson Silva, da equipe Alfa de Goiânia. Na etapa deste sábado, serão disputadas duas metas volantes (uma no quilômetro 20 e outra no 35).

Resultados da oitava etapa disputada entre Pomerode e Joinville:
1. Rodrigo Brito (Memorial/Santos-SP), 1h53m23
2. Antonio Nascimento (Guaru/Audifar-Guarulhos-SP)á mesmo tempo
3. Jean Carlo Coloca (Pedal Bike Shop-São José dos Campos) – MT
4.André Gomes Pinheiro (Alfa/Goiânia/GO) – MT
5.áMarcelo de Oliveira Araújo (Posto Bonitão/Sertãozinho-MG)á MT
6. Robson Ribeiro Dias (Memorial/Santos-SP)á MT
7. Reginaldo Grellmann (FME-Joel Bikes-SP)á MT
8.áElian Assan (Starplas/Bieff/Iracemápolis-SP)á MT
9.áSidnei Hardtman (FME-Joel Bikes-SP)á MT
10.áEvandro Portela (Dataro/Transamérica-PR) – MT (Lancepress!)

Classificação geral – após oito etapas:
1.áEvandro Luiz Portela (Dataro/Transamérica-PR), 19h40m31
2. Márcio May (Memorial/Santos SP), 19h40m53
3. Cássio de Paiva Freitas (Caloi/Suzano/PowerBar-SP), 19h41m00
4. Renato Seabra (Caloi/Suzano/PowerBar-SP), 19h41m28
5. Antonio Nascimento (AA Guaru/Audifar-Guarulhos-SP), 19h41m44
6. José Aparecido dos Santos (Caloi/Suzano/PowerBar SP), 19h42m08
7. Maurício Morandi (Pedal Bike Shop / SJCampos SP), 19h43m54
8. Hernandes Quadri Jr. (Memorial/Santos-SP), 19h47m16
9. Gonzalo Sallas (Isenbeck/Lider Arg), 19h47m34
10. Daniel Gonçalves (Avaí FC/FME Florianópolis SC), 19h48m15

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo