O ciclismo de Ponta Grossa conseguiu em Cascavel o seu melhor desempenho na história recente dos Jogos da Juventude do Paraná, conquistando vitórias nas provas de circuito, com Rodrigo Petchevist, e contra o relógio, com Mauro Paes, além de garantir a primeira medalha de bronze no feminino, com Edilaine Carneiro no circuito.
Na prova de estrada, que encerrou o ciclismo dos 16.º Jojup?s, o melhor desempenho entre os pontagrossenses ficou novamente com Rodrigo Petchevist, com o quinto lugar, enquanto Mauro Paes foi o décimo colocado e Matheus Siqueira o vigésimo sexto.
Para o técnico Sandro Biedermann, este desempenho é fruto de um trabalho iniciado na Secretaria Municipal de Esportes e Recreação há dois anos, em busca de novos talentos para a modalidade, que nas décadas de 70 e 80 teve até um atleta olímpico, Antonio Silvestre, e começa a viver uma nova era.
O quarto lugar na soma dos resultados do feminino e o quinto no masculino refletem bem este momento.
A classificação final do ciclismo nos 16.º Jojup?s ficou assim: Masculino: 1º) Foz do Iguaçu; 2.º) Curitiba; 3.º) União da Vitória; 4.º) Maringá; 5.º) Ponta Grossa. Feminino: 1.º) Curitiba; 2.º) Maringá; 3.º) Colombo; 4.º) Ponta Grossa; 5.º) Campo Mourão.