Cianorte em festa com desempenho do Leão do Vale

Desde a emblemática vitória sobre o Corinthians, na Copa do Brasil de 2005, não se falava tanto de futebol local em Cianorte. É na pequena cidade de 70 mil habitantes, localizada a 518 quilômetros de Curitiba, onde se encontra o líder do Campeonato Paranaense 2011.

O Cianorte chegou ao topo da tabela sábado, após vencer o Paraná na Vila Capanema. “Depois nos restou acompanhar os jogos de domingo pela televisão”, confessa o treinador do Leão do Vale, Ronaldo Bagé.

Uma partida especial foi o empate do Coritiba com o Arapongas, mas o comandante faz questão de ressaltar: “Não adianta querer ficar secando adversário, temos mesmo é que fazer nosso trabalho”, afirmou.

A dedicação no trabalho, ao qual se refere o treinador, passou a ser bem executada a partir da segunda rodada. Depois de estrear sendo surpreendido dentro de casa para o Iraty, o Leão do Vale do Ivaí não parou mais de
fazer três pontos.

Primeiro veio o Roma Apucarana, depois o Corinthians Paranaense, o Paranavaí e, por fim, o Paraná Clube. As quatro vitórias consecutivas renderam mais que a liderança do Estadual ao Cianorte, com 12 pontos na tabela.

O Leão de uma cidade acostumada a exportar moda finalmente está conseguindo vestir os moradores de sua própria região com as cores do time local. “Precisamos mandar fazer mais mil camisas para atender a demanda da torcida”, comemora o diretor de futebol do clube, Adir Kist.

O otimismo com a liderança é tão grande que a capacidade do estádio Albino Turbay será ampliada de 1.700 para 3 mil lugares, com aval do prefeito, Edno Guimarães, figura constante nas arquibancadas locais.

“Conseguimos os recursos no Programa de Melhorias de Praças Esportivas, do Ministério dos Esportes, e também contamos com as contrapartidas do município”, afirma o secretário de esportes da cidade, Valter Digiórgio, sobre as obras que devem ser concluídas entre três e seis meses.