caté a última volta. Esta foi a 10.ª e última etapa da temporada 2012 da Fórmula Truck, disputada domingo, no Autódromo Nelson Piquet, em Brasília. A vitória foi do paranaense Leandro Totti, da Mercedes-Benz, que tinha conquistado o título de campeão brasileiro na etapa anterior, em Curitiba. Ele também é o campeão sul-americano da temporada.
Mesmo já com o campeonato definido, a etapa de Brasília não deixou a desejar em termos de emoção. A começar, pela largada, que foi com forte chuva, obrigando as duas primeiras voltas serem realizadas com o Pace Truck na pista, obrigando os pilotos a andarem em fila indiana. A partir do momento em que o Pace Truck foi para os boxes, começaram as ultrapassagens, com os caminhões escorregando nas curvas, proporcionando um show ao excelente público que compareceu ao Autódromo Nelson Piquet.
Leandro Totti deu o seu show, e nem mesmo sendo atrapalhado pelo retardatário Zé Maria Reis no fim da prova, o que permitiu que Adalberto Jardim assumisse a liderança. Totti foi buscar a vitória nas últimas voltas.
Cirino abandona
Para o tetracampeão Wellington Cirino, da equipe ABF/Mercedes-Benz, ficou a desolação de mais uma quebra. Ele abandonou a prova a oito voltas da bandeirada final, com a turbina quebrada. Antes, ele foi penalizado com uma passagem pelos boxes, por ter queimado o radar.
Mercedes campeã
Mesmo com o abandono de Cirino e Geraldo Piquet, a Mercedes-Benz garantiu a conquista do Campeonato de Marcas com a vitória de Totti e o nono lugar do gaúcho Régis Boéssio.
A montadora somou 371 pontos, contra 353 da MAN-Volkswagen. A Iveco se classificou na terceira colocação, com 231 pontos.