Nürburgring – Os treinos para o GP da Europa, nona etapa do mundial, começaram muito bem em Nürburgring. Pelo menos para aqueles que gostam de uma surpresinha para animar a brincadeira. Nos treinos livres, pela manhã, com pista seca e calor, Olivier Panis, da Toyota, ficou em primeiro. Mark Webber, da Jaguar, foi o segundo. Até o nono colocado, apenas carros que usam pneus Michelin. O melhor Bridgestone foi Michael Schumacher, em décimo.
Aí veio a pré-classificação, em voltas lançadas. Tudo corria dentro da normalidade até a entrada de Webber, o 12.º a deixar os boxes. Foi quando começou a chover. O australiano ainda se virou com pneus para pista seca. Aí desabou um baita toró e Panis e seu companheiro Cristiano da Matta, que poderiam arranhar o favoritismo da turma de cima, se deram mal debaixo d?água.
Resultado: Kimi Raikkonen, da McLaren, ficou com o melhor tempo, 1min29s989, seguido por Schumacher, com 1min30s353. “Meu carro estava perfeito”, elogiou o finlandês. “É só tudo funcionar direito e eu não cometer erros que a gente volta à ponta.” O alemão, que lidera o campeonato com três pontos de vantagem para Raikkonen, disse que espera chuva hoje. “Vou gostar”, garantiu.
É fácil explicar o porquê da preferência pelo molhado por parte do ferrarista. No seco, os pneus japoneses de sua equipe têm uma performance bem pior que os franceses de Williams e McLaren. Rubens Barrichello, seu parceiro, ficou apenas em quinto, atrás ainda da dupla da Williams, Juan Pablo Montoya, o terceiro, e Ralf Schumacher, o quarto.
Hoje acontece o treino que define o grid do GP da Europa. Jacques Villeneuve, que rodou na chuva e ficou em último ontem, será o primeiro a ir para a pista a partir das 9h de Brasília. Da Matta, que também rodou, será o segundo. Schumacher e Raikkonen serão os dois últimos. Há previsão de chuva, para alegria de Schumacher, que busca amanhã, na corrida, seu 1.000.º ponto na F-1. Falta apenas um.