Chuva e frio podem prejudicar Campeonato Mundial de Turismo

Não adianta. Curitiba vive seus dias de inverno mais rigoroso, e a falta de sorte acabou fazendo com que a chuva e o frio chegassem para valer no final de semana do Campeonato Mundial de Turismo da FIA, o WTCC (World Touring Car Championship). A festa programada para ontem acabou sendo modificada, e hoje os pilotos terão o primeiro contato com o clima no Autódromo Internacional de Curitiba, pista completamente nova para todos eles.

"Vim para o Brasil esperando sol, e chego com chuva. É a mesma coisa da Alemanha", brinca o alemão Jörg Müller, da BMW, sétimo colocado na temporada. Mas na frase jocosa se retira uma preocupação – além de ter que encarar um local até o momento desconhecido, terá que encará-lo possivelmente com pista molhada.

"A previsão é de chuva, mas eu ainda torço que esteja errado e o tempo melhore", resume o curitibano Augusto Farfus Júnior, da Alfa Romeo.

Esta preocupação se vê nos outros pilotos e também nos chefes de equipe. Ontem, durante o evento festivo na Boca Maldita, percebia-se olhares preocupados para o céu, como se houvesse uma torcida velada pelo sol.

"Não sabemos como vão ser as coisas, não sabemos como ficará o tempo no dia da prova", reconhece o francês Yvan Muller, da Seat, co-líder da competição (o outro líder, o inglês Andy Prilaux, da BMW, não participou da sessão de autógrafos na rua XV).

A programação de ontem foi visivelmente prejudicada pelo clima. O ambiente de festa (semelhante às que acontecem na Europa) dissipou-se em parte com o aumento da chuva, exatamente na hora programada para o início da sessão. E o desfile em carro aberto teve que ser suspenso. "É uma pena que isto tenha acontecido. Mas o pessoal está muito animado, e a recepção foi ótima", diz Augusto Farfus Júnior.

É verdade – apesar da diminuição do fluxo de pessoas, ainda assim muita gente parou para ver os carros e pedir autógrafos.

E se o clima já atrapalhou, a tendência é ruim para os pilotos do WTCC. O Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná) prevê para hoje, dia do treino livre – marcado para as 15h -, céu cinza e temperatura baixa. Para amanhã, a temperatura sobe, mas a probabilidade de chuva aumenta. E para a hora da corrida, meio-dia de domingo, a previsão é de "tempo nublado com pancadas de chuva".

Ausência

Um dos pilotos mais esperados na sessão de autógrafos de ontem, o italiano Alessandro Zanardi, acabou tendo problemas para chegar ao Brasil. Ele perdeu o vôo da Itália para o Brasil, e só chegará a Curitiba na manhã de hoje – a tempo, pelo menos, de participar de todas as sessões de treino.

Só aqui

Pelo fato dos pilotos não conhecerem o traçado do autódromo Raul Boesel, hoje acontece uma sessão extra de treinos livres. Serão trinta minutos, a partir das 15h, para que todos conheçam os detalhes da pista. Amanhã, serão dois treinos livres pela manhã e a classificação às 15h.

Pilotos também estão ligados na copa

Pode ser atletismo, basquete, vôlei ou automobilismo. Na hora da Copa do Mundo, tudo pára. E não é diferente no Campeonato Mundial de Turismo. Os pilotos também se programam para acompanhar as partidas das quartas-de-final, torcendo cada qual por sua seleção. E se não há portugueses, ucranianos e argentinos na categoria, há ingleses, italianos, franceses, alemães e brasileiros – agora dois, com a entrada nesta prova de Lucas Molo (ver matéria). E os palpites correm pelos boxes.

Augusto Farfus Júnior, o curitibano no WTCC, anda errando as apostas por pouco. "No jogo contra o Japão, coloquei 5 a 1 e foi 4 a 1. Contra Gana, disse que daria 3 a 1 e deu 3 a 0. Agora estou mais cauteloso, acho que vai dar 2 a 1", comenta o piloto, que admite que vai misturar pressão, corrida e torcida na hora do jogo – que começa às 16h de amanhã, meia hora depois do final do treino que definirá o grid de largada. "Não vamos separar nada. É pressão e torcida ao mesmo tempo", brinca.

Quem não acredita em uma vitória do Brasil é o francês Yvan Muller. Perguntado se esperava responder muitas perguntas sobre a Copa, ele sai com esta. "Estou pronto para responder a todos que a França vai ganhar do Brasil", disse ele. "Sei que vocês (brasileiros) são favoritos porque têm o melhor time. Mas temos um time experiente, e isto faz diferença, como fez contra a Espanha", completa Yvan Muller, que responde rapidamente quando lhe perguntam sobre Zidane e Ronaldo. "O Zidane é bem mais magro."

Hoje

Na WTCC, há gente mais preocupada com as partidas de hoje – Alemanha x Argentina e Itália x Ucrânia. Para o alemão Jörg Müller, a partida de sua seleção será decisiva. "Teremos que fazer muito para vencer a Argentina", afirma. Já o italiano Gianni Morbidelli, companheiro de Augusto Farfus na Alfa Romeo, fala em bom português sobre suas preocupações. "Nós precisamos jogar mais, não ficar contando só com a sorte. Contra a Austrália não estivemos bem", reconhece. (CT)

Lucas Molo reforça time brazuca

Anote este nome: Lucas Molo. Ele é o segundo brasileiro no Campeonato Mundial de Turismo da FIA – pelo menos na prova de domingo, em Curitiba. Campeão das Mil Milhas Brasileiras, o piloto carioca de 23 anos terá que mudar por completo o seu estilo para participar do WTCC, que tem como grande diferencial a curta duração das baterias (no máximo meia hora).

Especialista em Endurance, Lucas Molo disputa atualmente a Copa Clio, mas correu com um Alfa Romeo várias corridas de longa duração. A decisão de disputar a prova de Curitiba foi rápida. "Como o carro precisaria de algumas adaptações, decidimos participar da corrida", conta.

Ele reconhece que terá dificuldades no final de semana. "Às vezes eu me sinto perdido, porque para pilotar é muito diferente. Até sonhei com a corrida. Mas pretendo fazer uma boa prova", comenta. Lucas também está impressionado com os seus ‘colegas’ que já correram na Fórmula-1, como Gianni Morbidelli e Nicola Larini, que estavam na sessão de autógrafos na Boca Maldita. "Pensei que eu ia acabar pedindo autógrafos para eles", finaliza. (CT)

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo