O céu fechou e a chuva apareceu em Florianópolis, mas o mau tempo não impediu que os tenistas favoritos mostrassem seus talentos na abertura do Rendez-Vous à Roland Garros, nesta quinta-feira, na abertura do torneio que dá vaga na seletiva da chave juvenil do Grand Slam francês.

continua após a publicidade

O paulista Matheus Pucinelli e a paranaense Vitória Okuyama, cabeças de chave número 1 do masculino e feminino, venceram seus jogos com facilidade. Curiosamente, ambos perderam apenas um game em suas estreias no saibro do Lagoa Iate Clube (LIC), na capital catarinense.

continua após a publicidade

Por causa da chuva no início do dia, Pucinelli derrotou Paulo Saraiva por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 6/0, em uma das duas quadras cobertas do LIC. Com apenas 15 anos, o tenista paulista vem consolidando a posição de ser um dos melhores juvenis do País na atualidade. Em fevereiro, ele conquistou o título do Banana Bowl, um dos torneios juvenis mais importantes do Brasil, em Caxias do Sul.

continua após a publicidade

Em Florianópolis, ele é o principal favorito a levar o título e a vaga na seletiva que vai reunir campeões do Rendez-Vous à Roland Garros de outros países, em Paris. O grande vencedor desta seletiva entre os países garantirá vaga direta na chave juvenil do famoso torneio francês. Pucinelli tenta repetir o feito de Gabriel Décamps e Rafael Wagner, que venceram as edições anteriores do Rendez-Vous no Brasil e em Paris.

O próximo adversário do favorito será Matheus Ferreira, que obteve grande virada sobre Pedro Cordeiro, pelo placar de 4/6, 7/6 (7/4) e 6/3. Outros que avançaram às quartas de final foram João Ferreira, Bruno Pessoa, Victor Castro, Christian Oliveira, Gilbert Klier Jr. e Luiz Eduardo Santos.

No feminino, Vitória Okuyama bateu Mariana Borges por 6/0 e 6/1 em sua estreia, também na quadra coberta – a sequência da rodada foi disputada nas quadras ao ar livre, com forte vento. A favorita, de 17 anos, foi semifinalista no ano passado e desta vez é a primeira cabeça de chave. Sua próxima rival será Luiza Fullana, que superou Bruna Sampaio por duplo 6/1. Também venceram Ana Luiza Cruz, Alexandra Silva, Kathleen Percegona, Marina Figueiredo, Isabela Mercante e Nathalia Gasparin.