|
Wanderlei Silva, campeão |
Takashi Shimada, autor do desenho "Músculo Total? (Ultimate Muscle), veiculado no canal Jetix (antiga Fox Kids), passou o último fim de semana em Curitiba. Ele e o amigo Teppei Harashima, fizeram a primeira visita ao Brasil e escolheram a capital paranaense por serem freqüentadores assíduos da Chute Boxe de Tóquio (franquia aberta há pouco mais de um ano). O objetivo era conhecer a origem da academia que exporta ídolos do vale-tudo para o Japão.
Ambos ficaram impressionados com a estrutura da Chute Boxe Curitiba, dirigida pelo mestre Rudimar Fedrigo, que faz as vezes de manager e treinador de Wanderlei Silva, o mais popular dos lutadores brasileiros no rico mercado do vale-tudo japonês e bicampeão mundial de sua categoria (médio) no Pride Grand Prix, que reúne os principais lutadores da modalidade no mundo em combates homéricos, que são transmitidos ao vivo para todo o mundo e são mania nacional no Japão.
A visita foi uma das fases da negociação entre o promotor de eventos curitibano Paulo David, que está negociando com Shimada a criação de um novo mangá (desenho em japonês), a ser lançado em 2005 no mercado editorial do País do Sol Nascente, tendo inspiração algum atleta da matriz curitibana da Chute Boxe. "Estou buscando inspiração aqui", conta Shimada, que admite levar o que viu para a prancheta, onde vai dar à luz um novo personagem para o desenho. Na esteira do desenho, os personagens viram games, brinquedos e souvenirs dos mais variados, assim como são criadas músicas, para embalar as histórias, que costumam invadir as telas do mundo inteiro.
Os orientais ficaram encantados com o estilo de luta dos curitibanos que frequentaram a academia nos dois dias que eles a visitaram. E não conseguiram conter a emoção quando treinaram ao lado dos ídolos Wanderlei Silva, Mauricio Shogun e Daniel Acácio. Encerrados os treinamentos, Takashi e Tappei pediram autógrafos, sem esquecer de filmar tudo e registrar imagens em suas câmeras digitais. "É um orgulho saber que eles admiram o meu trabalho. Está sendo maravilhoso todo esse reconhecimento por parte dos japoneses", diz Wanderlei Silva.