Chinês substituirá Bin Hammam na presidência da AFC

O chinês Zhang Jilong vai substituir Mohamed bin Hammam na presidência da Confederação Asiática de Futebol (AFC, na sigla em inglês) após o dirigente catariano ser suspenso pela Fifa por conta de uma investigação sobre suborno. Zhang é vice-presidente da entidade asiática e também da Associação Chinesa de Futebol.

Bin Hammam e Jack Warner, presidente da Confederação de Futebol da América do Norte e do Caribe, estão suspensos de qualquer atividade ligada ao esporte devido a uma investigação da entidade sobre denúncias de que dirigentes do futebol caribenho com direito a voto na eleição presidencial da associação receberam suborno de US$ 40 mil para apoiar a candidatura do catariano.

O estatuto da AFC diz que se um presidente da associação “deixa de fazer ou é impedido” de realizar seu trabalho, então o vice-presidente mais antigo assume. Este é o caso de Zhang Jilong, que disputou neste ano uma vaga no Comitê Executivo da Fifa, mas foi derrotado.

Nesta segunda-feira, o presidente Joseph Blatter concederá uma entrevista coletiva, após uma reunião do Comitê Executivo da Fifa, para comentar os escândalos de corrupção que abalaram a imagem da entidade. Esta será a primeira declaração pública do dirigente, que preside a associação desde 1998, após ser absolvido de denúncias de corrupção pelo Comitê de Ética da Fifa no domingo.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna