China domina último dia do Mundial de Ginástica

Os chineses foram o grande destaque do último dia de disputa do Mundial de Ginástica Artística, realizado em Tóquio, no Japão. Os atletas do país conquistaram neste domingo duas medalhas de ouro e quatro de prata, com duas “dobradinhas”, confirmando a força do país neste esporte.

Campeão olímpico em 2008 nas barras fixas, o chinês Zou Kai venceu a disputa no Mundial com 16,441 pontos. E o compatriota Zhang Chenglong ficou com a medalha de prata, com 16,366 pontos. Já o japonês Kohei Uchimura, que fez história ao conquistar o tricampeonato mundial do individual geral, ficou com o bronze, com 16,333 pontos.

Lu Sui venceu a disputa da trave, com 15,866 pontos em uma “dobradinha” com a chinesa Yao Jinnan, que ficou em segundo lugar, com 15,223 pontos. A medalha de bronze foi conquistada pela norte-americana Jordyn Wieber, com 15,133 pontos.

Classificada inicialmente como reserva da final do solo, a russa Ksenia Afanaseva participou da disputa e faturou a medalha de ouro, com 15,133 pontos. A prata ficou com a chinesa Lu Sui, com 15,066 pontos. Já a norte-americana Aly Raisman ficou com o bronze, com 15,000 pontos.

A disputa masculina do salto foi vencida pelo sul-coreano Yang Hak-Seon, com 16,566 pontos, em resultado que pode ser considerado surpreendente, já que ele havia se classificado apenas em sexto lugar para a final. O russo Anton Golotsutskov, bronze na Olimpíada de 2008, ficou em segundo lugar e o japonês Makoto Okiguchi, prata nos Jogos de Pequim, ficou em terceiro.

O norte-americano Danell Leyva, que também havia avançado em sexto para a final, venceu a disputa das barras assimétricas, com 15,633 pontos. O grego Vasileios Tsolakidis e o chinês Zhang Chenglong dividiram a segunda colocação, com 15,533 pontos.

Os resultados deste domingo fizeram com que a China terminasse na liderança do quadro de medalhas do Mundial de Ginástica Artística, com quatro ouros, cinco pratas e três bronzes. Os Estados Unidos ficaram na segunda colocação, com quatro ouros e três bronzes.

Já o Brasil encerrou a sua participação no Mundial de Ginástica Artística em oitavo lugar, com uma prata, de Arthur Zanetti, na disputa das argolas, e um bronze, de Diego Hypólito, no solo. O País também participou de outras duas finais, com Jade Barbosa, no salto, e Daniele Hypólito, no individual geral. Já as seleções brasileiras masculina e feminina se classificaram para o pré-olímpico. A próxima edição do Mundial de Ginástica Artística será realizada em 2013, na Antuérpia, na Bélgica.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo