Paiva, tri em SC, compete no Rio. |
Os organizadores da I Copa da República de Ciclismo, que será disputada neste domingo, dia 24, no Rio de Janeiro, confirmaram nesta quarta-feira a participação dos primeiros atletas estrangeiros na competição: os chilenos Gonzalo Miranda e Marcelo Arriagada e os argentinos Eseqiel Romero e Alejandro Borrajo. A prova terá aproximadamente 40 quilômetros e será disputada num circuito de 2,4 mil metros montado no Aterro do Flamengo. A competição distribuirá R$ 20 mil em prêmios.
Os quatro ciclistas confirmados estão entre os principais da América do Sul. Gonzalo Miranda, por exemplo, venceu duas etapas da Volta do Chile deste ano. Já Marcelo Arriagada conquistou a medalha de prata na prova scratch do Pan-americano do Equador, disputado em agosto. Ezeqiel Romero também foi ouro no Pan, vencendo a prova de meio-fundo em pista na categoria Elite. Já Alejandro Borrajo, campeão argentino sub-23, defende a equipe profissional da Kelme, na Espanha, e participa das principais competições do mundo.
“Com a confirmação, a prova ganha sem dúvida maior força técnica. O espetáculo fica mais competitivo”, comenta Manoel Arroyo, diretor técnico do evento. “Com os melhores brasileiros, a Copa da República será muito disputada.”
Entre os brasileiros que já confirmaram participação na prova está o mineiro Cássio de Paiva, da Caloi/Suzano, tricampeão da Volta de Santa Catarina; Rodrigo Brito, o Morcegão, da Memorial/Santos, vencedor da 9 de julho de 2002 e campeão brasileiro do contra-relógio; Renato Seabra, da Caloi, representante brasileiro no torneio de mountain bike na Olimpíada de Sydney, em 2000; e Márcio May, bicampeão da Volta de Santa Catarina, campeão da Volta do Rio e sul-americano.
Montado ao lado do Morro da Viúva, o circuito tem largada e chegada em frente ao Museu Carmem Miranda, no Aterro do Flamengo.
A I Copa da República de Ciclismo é uma realização da Rede Globo e da Yescom, com patrocínio da Mastercard, Coca-Cola, Oi e Sedex.