O chileno Francisco Lopez Contardo, conhecido como Chaleco, mostrou que não pode mais ser considerado “apenas” uma surpresa no Rally Dakar. Depois de um dia de descanso, o piloto conquistou, neste domingo, sua segunda vitória na edição 2010 da competição, que aconteceu entre Antofagasta e Copiapó, no Chile.

continua após a publicidade

Dos 472 quilômetros da especial, Contardo foi líder durante quase metade do percurso. Com o tempo total de 5h29min25, o competidor da casa cruzou a linha de chegada 42 segundos a frente de Marc Coma, que fechou com o tempo de 5h30min07.

A terceira colocação ficou com o piloto norueguês Pal Anders Ullevalseter, que completou a especial em 5h30min47. O atual líder geral nas motos, Cyril Despress, terminou a 8.ª etapa apenas na 5.ª colocação, 6min43 atrás de Chaleco.

continua após a publicidade

O espanhol Marc Coma está realmente se complicando no Dakar 2010. Pela segunda vez nesta edição, o piloto tomou uma penalização durante uma especial da competição. Desta vez, a punição foi dada no percurso entre Iquique e Antofagasta, no Chile.

A organização somou seis horas ao tempo geral do piloto pela suposta troca de pneus que o espanhol teria feito no meio da especial de maneira ilegal. O início da confusão começou quando o vencedor da etapa, Cyril Despres, disse que Coma estava com o equipamento traseiro totalmente novo no km 227.

continua após a publicidade

Agora, o vencedor geral do Dakar 2009 está muito atrás de Despres, líder da competição, ocupando apenas a 24.ª colocação, com o tempo total de 35h17min03, 7h06min50 atrás do francês.

Punição