Atar, Mauritânia – O piloto chileno Carlos de Gavardo, da KTM, venceu ontem a sétima etapa do rali Dacar 2006, a mais dura da competição até aqui, que contou com um trecho cronometrado de 499 km entre as cidades de Zouérat e Atâr, na Mauritânia. Esta foi a segunda vitória seguida do chileno, que completou a etapa em 6h28min11s.
Com o resultado, De Gavardo ganhou duas posições no rali e passou para a vice-liderança, atrás apenas do espanhol Marc Comá, que também pilota uma KTM. Ele ficou em segundo lugar na etapa, a apenas 1min27s do líder. A distância entre os dois pilotos é de 4min30s.
Na terceira posição está o espanhol Isidre Esteve Pujol, seguido do francês Cyril Després. Fechando o grupo dos cinco primeiros aparece o italiano Giovanni Sala.
Já o brasileiro Jean Azevedo ganhou três posições na classificação geral depois de ter terminado a etapa em sexto lugar, a 17min12s do piloto chileno. Com o resultado, Jean Azevedo pulou da 12.ª para a nona posição. Apesar do avanço, sua diferença para o líder aumentou de 1h06min32s para 1h22min17s.
Carros
Entre os carros, três pilotos da Volkswagen dominam a luta por um lugar do pódio da competição. No entanto, após a sétima etapa da prova, finalizada ontem, a Mitsubishi tomou as duas primeiras posições e parte firme rumo ao tricampeonato.
O francês Stephane Peterhansel, atual bicampeão do Dakar, venceu a etapa, com o tempo de 5h52min18s. Ele está agora a apenas 3min12s do líder, o também francês Luc Alphand, que ficou em segundo lugar na especial de ontem.
Em terceiro lugar na especial e na classificação geral aparece a alemã Jutta Kleinschmidt, da Volkswagen, com desvantagem de 11min49s na etapa e 5min58s no geral.
Outros dois pilotos da Volks estão em quarto e quinto lugares. São eles: Giniel de Villiers e Carlos Sainz.
A oitava etapa do Rali Dacar será realizada, hoje entre as cidades de Atar e Nouakchott, na Mauritânia. Dos 568 quilômetros entre as duas localidades, 508 serão cronometrados.