O Chile não conquistou o resultado que imaginava na noite deste sábado pelas Eliminatórias, empatando por 2 a 2 com a Venezuela em casa, mas segue com boas chances de classificação à Copa do Mundo de 2010. Jogando no Estádio Monumental, em Santiago, os chilenos chegaram a abrir o placar. Entretanto, tomaram a virada e tiveram que buscar a igualdade. No fim, ainda pressionaram para arrancar a vitória, mas sem sucesso.

continua após a publicidade

O empate foi suficiente para que o Chile se mantivesse na vice-liderança, com 27 pontos. A equipe do técnico argentino Marcelo Bielsa, porém, já vê o Paraguai mais perto, com a mesma pontuação, em terceiro. Para a Venezuela, o ponto conquistado fora de casa manteve as esperanças de ainda disputar pela primeira vez uma Copa. Com 18 pontos, os venezuelanos estão a apenas dois da Colômbia, quinta colocada e que disputaria hoje a repescagem.

Na partida em Santiago, o Chile começou bem. Logo aos 11 minutos, Matias Fernández cobrou escanteio e o lateral Vidal se antecipou na primeira trave para cabecear e abrir o placar. A seleção anfitriã seguia bem no jogo até a defesa vacilar. O próprio Vidal perdeu a bola e Arango aproveitou para lançar Maldonado, que chutou na saída do goleiro Bravo, aos 33 minutos.

Já aos 45 minutos, a Venezuela surpreendentemente chegou à virada. O zagueiro Rey cobrou falta no bico da área com perfeição e colocou a bola no ângulo direito de Bravo. Na etapa final, foi o Chile que voltou disposto a empatar. Depois de confusão na área, a bola sobrou para Millar, que encheu o pé e marcou, ainda aos sete minutos. Até o fim, os anfitriões pressionaram, mas faltou objetividade para conquistar a vitória.

continua após a publicidade

Agora, o Chile terá pela frente a seleção brasileira, já garantida na Copa da África do Sul graças à vitória por 3 a 1 sobre a Argentina, conquistada também neste sábado, em Rosario. Na quarta-feira, os chilenos encaram o Brasil em Salvador. Se vencerem, se classificam à Copa. Já a Venezuela tem uma boa oportunidade para se aproximar das primeiras colocações. No mesmo dia, recebe o lanterna Peru em Puerto La Cruz.

Ficha Técnica:

continua após a publicidade

Chile 2 x 2 Venezuela

Chile – Bravo; Vidal, Medel, Jara e Cereceda (Orellana); Carmona (Millar), Isla e Matías Fernández; Sánchez, Suazo (Valdivia) e Beausejour. Técnico: Marcelo Bielsa.

Venezuela – Vega; Chacón (Boada), Viscarrondo, Rey e Granados; Lucena, Rincón, Di Giorgi e Arango; Maldonado e Seijas. Técnico: César Farías.

Gols – Vidal, aos 11, Maldonado, aos 33, e Maldonado, aos 45 minutos do primeiro tempo; Millar, aos 7 minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos – Carmona, Valdivia e Medel (Chile); Viscarrondo, Rey, Lucena, Rincón e Maldonado (Venezuela).

Árbitro – René Ortubé (Fifa-Bolívia).

Renda e público – Não disponíveis.

Local – Estádio Monumental, em Santiago (Chile).