O técnico Luiz Felipe Scolari sofreu na quarta-feira (14), chegou a ver sua equipe atrás no placar, mas acabou vibrando com a goleada por 4 a 1 do Chelsea sobre o Southend, pela Copa da Inglaterra. Jogando fora de casa, o time de Londres teve dificuldades para superar a equipe da terceira divisão inglesa e se classificar à quarta fase da competição.
Antes da partida, a neblina que cobria o estádio chegou a ameaçar o início do jogo. O árbitro decidiu pelo adiamento, mas logo voltou atrás e o confronto ocorreu normalmente. A hesitação do juiz parecia ter contaminado o Chelsea nos primeiros minutos, e o Southend se aproveitou, marcando com Barrett. Durante todo o restante do primeiro tempo, o time de Felipão tentou igualar o placar, e conseguiu nos acréscimos, com o alemão Ballack.
Na etapa final, a equipe anfitriã não teve sucesso na tentativa de segurar o ímpeto do Chelsea. Kalou, Anelka e Lampard acabaram por definir a goleada do time de Felipão, que enfrenta o Ipswich Town na próxima fase. O adversário atua pela segunda divisão inglesa.
Ainda nesta quarta, mais duas equipes avançaram na Copa da Inglaterra. O Hull City venceu o Newcastle por 1 a 0 e se credenciou para enfrentar o Millwall na quarta fase. Além disso, o Crystal Palace ganhou do Leicester por 2 a 1 e encara agora o Watford.