A Juventus empatou pela segunda vez no grupo E da Liga dos Campeões nesta terça-feira, desta vez em 1 a 1 com o Shakhtar Donetsk em Turim, enquanto o Chelsea, que ficou no 2 a 2 com ‘Vecchia Signora’ na estreia, goleou o Nordsjaelland por 4 a 0 fora de casa, com importante participação de jogadores brasileiros

continua após a publicidade

Alex Teixeira, ex-Vasco, fez 1 a 0 para o Shakhtar no Juventus Stadium, mas logo na sequência Bonucci igualou o placar. Já em Copenhague, Juan Mata foi o grande destaque, com dois gols, mas David Luiz e Ramires, com passe de Oscar, também balançaram a rede.

Os ‘Blues’ assumiram a ponta da chave, com quatro pontos, batendo o Shakhtar no saldo de gols. A Juve é a terceira colocada, com dois pontos, enquanto o Nordsjaelland ainda não pontuou. No próximo dia 23, a equipe italiana irá até a Dinamarca, enquanto o Chelsea visitará os ucranianos.

Na Juve, o zagueiro Lúcio poderia ter começado como titular, mas, como Bonucci se recuperou de uma lesão sofrida contra a Roma, no último sábado, o veterano defensor ficou no banco.

continua após a publicidade

Já os visitantes tiveram quatro brasileiros entre os titulares: os meias Fernandinho e Willian, o meia-atacante Alex Teixeira e o centroavante Luiz Adriano. O meia Ilsinho e o atacante Eduardo, naturalizado croata, permaneceram entre os reservas.

Mesmo jogando no Juventus Stadium, onde o adversário nunca perdeu, o Shakhtar jogou de igual para igual e buscou o ataque desde o começo. Logo aos cinco minutos do primeiro tempo, após tabela entre Willian e Fernandinho, Rat levantou da esquerda e Mkhitaryan arrematou por cima.

continua após a publicidade

O time ucraniano foi recompensado por atacar ais 22. Willian chutou e parou na defesa, mas bateu outra vez e encontrou Alex Teixeira dentro da área. O ex-jogador do Vasco dominou e encheu o pé para tirar as chances de defesa de Buffon.

Foram necessários apenas dois minutos para os donos da casa empatarem. Matri ganhou o escanteio, que Pirlo cobrou colocando na medida para Bonucci. O defensor soltou a bomba no canto esquerdo alto e deixou tudo igual.

A partir daí, o Shakhtar teve maior posse de bola, mas não levou muito perigo a Buffon até o intervalo. Já a Juve esteve perto da virada aos 45, quando Pirlo bateu mais um córner e Bonucci cabeceou novamente. Desta vez, porém, Pyatov fez a defesa.

O segundo tempo começou morno, principalmente por parte da equipe de Donetsk, que tentava apenas no contra-ataque. Num deles, aos 13 minutos, Willian entrou na área e chutou no canto esquerdo, tirando tinta da trave.

Já a Juve explorava seu lado direito de ataque com Lichtsteiner, mas foi pela esquerda que o gol quase saiu. Aos 14, Giovinco, que acabara de substituir Vucinic, mandou para a linha da pequena área, de onde Matri bateu por cima.

Giovinco desceu pela esquerda mais uma vez aos 23 e agora bateu cruzado. Antes de qualquer atleta do time italiano, Pyatov caiu e encaixou. Um minuto depois, Lichtsteiner levantou da direita e ninguém conseguiu completar.

Aos 27, foi a vez de o Shakhtar finalmente voltar a incomodar. Rat cobrou falta por cima da barreira e Buffon fez bela intervenção. Logo na sequência, aos 28, Luiz Adriano arriscou de fora e mandou à direita do gol.

O jogo então caiu ainda mais de ritmo. Embora aparentemente não estivessem satisfeito com o placar, as equipes passaram a se arriscar cada vez menos. Até que já nos acréscimos, aos 47 minutos, Willian pegou sobra dentro da área e soltou a bomba, carimbando o travessão.

Com David Luiz, Ramires e Oscar entre os titulares, o Chelsea teve certo trabalho para bater o Nordsjaelland no estádio Parken, em Copenhague. Os donos da casa souberam ficar com a bola nos pés e chutaram seis vezes a gol só no primeiro tempo.

Quem fez 1 a 0, contudo, foram os ‘Blues’. Frank Lampard descolou ótimo passe para Juan Mata, que chutou colocado na saída do goleiro Hansen, aos 33 minutos da etapa inicial.

O jogo continuou equilibrado no segundo tempo, e o empate quase aconteceu aos 14 minutos. Okore tocou por cima e encontrou Beckmann na marca do pênalti, mas o atacante concluiu por cima.

A partir dos 30 minutos, no entanto, o Chelsea deslanchou e construiu o placar elástico com grande participação brasileira. Aos 34, em falta cobrada, David Luiz encobriu o goleiro e fez o segundo. Três minutos depois, Mata tentou uma vez, errou, mas pegou a sobra e aumentou a vantagem.

A goleada foi fechada por Ramires, aos 44. O meia recebeu belo passe de Oscar, com o lado de fora do pé, e teve apenas o trabalho de tirar de Hansen.