Eliminado na primeira fase da Liga dos Campeões, o Chelsea, atual campeão do torneio, agora tem que se contentar com a Liga Europa. Nesta quinta, a equipe inglesa fez seu primeiro jogo no torneio continental de segundo escalão vencendo o Sparta Praga por 1 a 0, fora de casa, na fase anterior às oitavas de final. O brasileiro Oscar, a oito minutos do fim da partida, fez o gol da vitória.
Oscar começou o jogo no banco de reservas e marcou o seu gol um minuto depois de entrar em campo. Ele recebeu passe de Hazard, de calcanhar, tirou do marcador, jogou para a perna esquerda e bateu seco, rasteiro, sem chances para o goleiro. Com a vitória, o Chelsea joga pelo empate na volta, em 21 de fevereiro.
Mas o Chelsea não foi o único grande time da Europa a jogar na segunda leva de jogos desta quinta-feira. O Ajax recebeu o Steua Bucareste e venceu por 2 a 0.
O resultado mais surpreendente aconteceu na Itália, onde o Napoli recebeu o Viktoria Plzen, da República Checa, e, com praticamente força máxima, foi surpreendido, perdendo por 3 a 0. Com esse resultado, o time italiano depende de uma vitória por quatro gols de diferença, fora de casa, para avançar de fase.
Na Alemanha, o Benfica surpreendeu o Bayer Leverkusen por 1 a 0, num lindo gol de Cardozo. A jogada começou pela direita, com André Almeida, passou por lindo corta-luz no meio da área, e caiu no paraguaio, que fintou um marcador já no domínio e deu uma vaselina para tirar do goleiro.
O Dínamo de Kiev ficou no 1 a 1 com o Bordeaux, em casa. O Levante mostrou a força do futebol espanhol e, jogando em Valência, fez 3 a 0 no Olympiakos, da Grécia. Na Bielo-Rússia, BATE Borisov e Fenerbahce empataram sem gols.