O Chelsea não decepcionou a torcida neste domingo e conquistou o título do Campeonato Inglês, no Stamford Bridge, com uma goleada de 8 a 0 sobre o Wigan. O Manchester United, que torcia por pelo menos um empate do rival, fez a sua parte e aplicou 4 a 0 no Stoke. Mas o resultado não foi suficiente para tirar a taça do time londrino.
Sem dar chances para o Manchester sonhar com o título, o Chelsea foi fulminante neste domingo, com três gols do artilheiro Drogba e dois de Anelka. O time encerrou sua participação no campeonato com 86 pontos, apenas um mais que a equipe de Alex Ferguson.
Foi o quarto título do Chelsea no Campeonato Inglês – também venceu em 1955,
2005, 2006, 2010 – e o primeiro sob o comando do técnico Carlo Ancelotti. A equipe londrina ainda ostentou a marca de 103 gols marcados na competição, o que não acontecia desde a década de 60. Drogba foi o autor de 29 deles e se consagrou com o artilheiro do Inglês.
O Arsenal, que goleou o Fulham por 4 a 0, ficou em terceiro lugar, com 75 pontos e a vaga garantida na próxima Liga dos Campeões. O Tottenham perdeu do rebaixado Burnley por 4 a 2, mas também assegurou a classificação para a competição europeia. O Manchester City, em quinto, e o Aston Villa, sexto colocado, disputarão a Liga Europa.
Neste domingo, o Chelsea não deu chance para o azar e tratou de abrir o placar logo aos 6 minutos de jogo, com Anelka. Aos 31, Caldwell foi expulso e deixou o Wigan com um a menos em campo. Os donos da casa aproveitaram o espaço e marcaram o segundo antes do intervalo, em cobrança de pênalti convertida por Lampard.
No segundo tempo, o Chelsea deslanchou, diante de um desanimado adversário. Kalou ampliou a contagem aos 9. Três minutos depois, Anelka marcou seu segundo gol na partida, ao pegar de primeira, após cobrança de falta. Em seguida, Drogba marcou três gols, um deles de pênalti, para alegria da torcida. E Ashley Cole selou a goleada aos 45 minutos.
Ainda pela última rodada do Inglês, o Liverpool teve uma despedida melancólica, ao empatar sem gols com o rebaixado Hull City, fora de casa. O Manchester City também encerrou sua participação com um empate, em 1 a 1 com o West Ham. O Aston Villa perdeu do Blackburn por 1 a 0, em casa.
Já rebaixado, o Portsmouth caiu diante do Everton por 1 a 0, enquanto o Bolton superou o Birmingham por 2 a 1. O Wolverhampton derrotou o Sunderland por 2 a 1.