Após ter recusado treinar a Inglaterra há dois anos, Luiz Felipe Scolari disse "sim" à Premiership aceitando a suntuosa oferta do Chelsea, mais de 27 milhões de euros para ficar por quatro anos no clube de Stamford Bridge.

continua após a publicidade

A escolha já estava sendo especulada há dias. Segundo o Daily Mail, o acordo entre o dono do Chelsea, Roman Abramovich, representado pelo agente internacional Jorge Mendes, e Felipão, já havia sido alcançado na semana passada, mas, esperou-se a passagem da seleção portuguesa às quartas-de-final da Eurocopa para o oficializá-lo.

Desse modo, na noite desta quarta-feira (11), poucos minutos após a vitória sobre a Suíça, o que garantiu a qualificação portuguesa, o Chelsea, por meio de um comunicado divulgado na internet, confirmou a chegada do treinador brasileiro.

"Felipe tem grandes qualidades, é um dos maiores técnicos do mundo com um impressionante recorde tanto em clubes quanto em seleções", lê-se na nota do clube de Stamford Bridge.

continua após a publicidade

"Ele é capaz de obter o melhor dos jogadores, suas ambições e expectativas coincidem com as nossas. É uma escolha excepcional. Em respeito a seu atual papel de treinador de Portugal, e para garantir o mínimo distúrbio em seu trabalho, daqui em diante nem o Chelsea nem Felipe darão outras declarações", continuou a nota.

Felipão, o terceiro técnico do Chelsea nos últimos nove meses (após José Mourinho e Avram Grant), sempre esteve entre os candidatos para treinar a equipe e, após as recusas de Guus Hiddink, Carlo Ancelotti e Luciano Spalletti — também contatados pelo Chelsea –, tornou-se quase uma solução obrigada.

continua após a publicidade

Segundo a imprensa britânica, nem Roberto Mancini nem Frank Rijkaard pareceram alternativas válidas para Abramovich, cuja prioridade era a de contratar um técnico autoritário e de prestigio internacional, capaz de trazer disciplina ao Chelsea.

Há alguns dias, Felipão admitiu estar pronto para uma nova aventura após ter alcançado com Portugal a final da Eurocopa 2004 e a semifinal Mundial dois anos atrás.

Nos 25 anos de sua itinerante carreira, que já o levou a países como Kuwait, Japão e Arábia Saudita, Felipão treinou 19 equipes, vencendo um campeonato brasileiro com o Grêmio e 2 Libertadores, uma com o Grêmio e outra com o Palmeiras.

Segundo comentou nesta quinta-feira o jornal The Times, com a chegada do ex-treinador da seleção brasileira, Abramovich volta a ter esperança de trazer para Londres alguns campeões brasileiros, a começar por Kaká, eterno sonho do magnata russo.