O Barcelona fez o de costume: controlou a bola em 72% do tempo e finalizou 23 vezes contra a meta do Chelsea. Ficou faltando só o mais importante: o gol. O time inglês, porém, também sabia o que devia fazer. Fechou-se atrás e conseguiu um gol de contra-ataque aproveitando o buraco deixado pelas subidas de Daniel Alves. Com isso, o Chelsea venceu o Barcelona por 1 a 0, nesta quarta-feira, em Londres, e ficou na frente na luta pela classificação à final da Liga dos Campeões.

continua após a publicidade

Bem marcado, Messi não foi brilhante. Mesmo assim criou ótimas chances para Fàbregas e Alexis Sánchez marcarem. Seus dois companheiros de ataque, porém, falharam na cara do gol, passaram em branco, e permitiram que o Chelsea arrancasse do Barcelona a sua primeira terceira derrota na temporada, apenas, a primeira na Liga dos Campeões.

Nos próximos seis dias, o Barcelona decide sua temporada. No sábado, recebe o Real Madrid precisando vencer para continuar sonhando com o título espanhol. Na terça, também precisa de uma vitória, no Camp Nou, sobre o Chelsea, para avançar à decisão da Liga dos Campeões. Na outra chave, Bayern de Munique e Real Madrid jogam pela classificação.

O JOGO – O Chelsea só foi superior ao Barcelona no começo do jogo. E mesmo nestes 15 minutos o time visitante foi mais perigoso, chegando perto de marcar quando Alexis Sánchez foi lançado por Messi, tentou o toque por cobertura, mas acertou o travessão.

continua após a publicidade

O chileno e Fàbregas não estavam mesmo numa noite inspirada. Tanto que aos 17 minutos Messi fez boa jogada pela esquerda, Iniesta chutou, Cech deu rebote, mas Fàbregas pegou torto na bola e desperdiçou a sobra. A bola ainda passou por Sanchéz, que não conseguiu completar no segundo pau.

Já dominando completamente o jogo, o Barcelona criava chances para golear. Aos 26, Fàbregas recebeu na área, bateu forte e Cech espalmou. No minuto seguinte, Messi tentou de cabeça e o goleiro pegou. Aos 42, o argentino deu lindo passe para Fàbregas, que saiu na cara de Cech e tocou tirando do goleiro. A sorte do Chelsea é que Ashley Cole apareceu para tirar em cima da linha.

continua após a publicidade

Não estar atrás do placar já parecia um prêmio para o Chelsea, mas o time inglês ainda conseguiu um gol nos acréscimos do primeiro tempo. Lampard lançou Ramires na esquerda, o brasileiro avançou e rolou para o meio da área, onde Drogba estava livre para fazer 1 a 0.

Na volta do intervalo o panorama não mudou: Barcelona com a posse da bola, chutando bastante a gol, mas falhando nas conclusões. Aos 10, Alexis Sanchéz perdeu ótima chance de marcar ao receber passe de Fàbregas no segundo pau e chutar rente à trave.

A cada minuto que passava, o Chelsea se fechava mais na sua área, restando ao Barcelona tocar a bola na intermediária buscando um jeito de chegar ao gol. Aos 41, ótima chance. Messi cobrou falta na área, Puyol cabeceou, Thiago quase desviou, e Cech fez ótima defesa.

Mas foi no último minuto de partida que aconteceu o lance mais emocionante. Messi tocou para Busquets, que devolveu de calcanhar. A zaga cortou e a bola sobrou para Pedro, que bateu cruzado e acertou o pé da trave. A bola voltou para o meio da área, mas exatamente nos pés de Busquets, que chutou para longe.