Os presidentes da França, Nicolas Sarkozy, da Romênia, Traian Basescu, e o primeiro-ministro da Croácia, Ivo Sanader, visitaram nesta segunda-feira (2) as seleções de seus países para incentivá-las, às vésperas da Eurocopa 2008, que começa no próximo dia 7.
"Saibam que toda a França está com vocês", afirmou o presidente francês ao time de Raymond Domenech, vice-campeão da Copa do Mundo de 2006 na Alemanha.
"O esporte é como a vida, nunca se tem certeza da vitória. Eu perdi muitas vezes antes de triunfar, mas o importante é que a equipe dê tudo de si", discursou Sarkozy, comparando futebol e política: "todos os franceses são treinadores e todos são presidentes".
O romeno Besescu foi além. Viajou para Budapeste, capital da Hungria, só para falar com a seleção do técnico Victor Piturca que se prepara para a Eurocopa, que será realizada de modo conjunto por Áustria e Suíça.
Em Zagreb, premier croata Sanader — que recebeu uma camisa da seleção assinada por todos os jogadores — disse que "apoiaremos vocês como sempre, pois sabemos que vão encarar o torneio com audácia e ímpeto".
A França está no grupo C, junto com Itália, Holanda e Romênia. A Croácia integra o grupo B, ao lado de Alemanha, Polônia e de uma das anfitriãs, a Áustria.
O grupo A é formado por Suíça, República Tcheca, Portugal e Turquia; o grupo D inclui Grécia, Suécia, Espanha e Rússia.