esportes

Chefe da Mercedes assume erro e diz que vitória deveria ter sido de Bottas

Responsável por dar a ordem para inverter posições, garantindo a vitória de Lewis Hamilton no GP da Rússia de Fórmula 1, em detrimento de Valtteri Bottas, que terminou em segundo, o chefe da Mercedes, Toto Wolff, assumiu o erro e disse que o triunfo deveria ter sido do piloto finlandês neste domingo.

“Somos todos corredores de coração e queremos ver disputas reais e deixar o homem mais rápido vencer. Mas também somos um grupo racional e discutimos muitas coisas durante a manhã, mas depois tudo é diferente durante a corrida”, disse. “Foi isso que aconteceu hoje. Deveríamos estar nas nuvens com uma dobradinha – e fundamentalmente nós estamos -, mas as coisas aconteceram contra Valtteri. Deveria ter sido uma vitória para ele, e mudamos isso”, continuou.

Wolff ordenou pelo rádio que Bottas, que havia feito a pole no circuito de Sochi e liderava a prova com relativa tranquilidade, abrisse passagem para seu companheiro Hamilton assumir a ponta. O chefe da Mercedes alegou que Hamilton tinha bolhas em um dos pneus e precisava de proteção.

“Discutimos quem pararia primeiro, e resolvemos que seria Valtteri porque protegeria a vitória dele. Depois paramos Lewis uma volta tarde demais, acabamos perdendo a posição para Sebastian. Tudo isso causou, digamos, a bagunça. Voltamos atrás de Sebastian, Lewis precisou atacar e não ficou feliz com isso. Tinha bolha nos pneus, e era por isso que precisávamos protegê-lo”, explicou.

No entanto, o motivo principal da estratégia adotada se deu pelo fato de que Hamilton precisava da vitória para disparar na liderança do Mundial de Pilotos. E foi o que aconteceu. O inglês abriu 50 pontos de vantagem para o vice-líder Sebastian Vettel e fica cada vez mais próximo de seu quinto título da Fórmula 1.

“É desanimador para os pilotos, desanimador para a equipe, mas há uma realidade dura de que em dias assim você pode aumentar a vantagem na liderança do campeonato em sete pontos (dez pontos, na verdade) num campeonato que tem sido muito difícil”, explicou.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo