Um dia depois do lançamento do edital para as eleições na Federação Paranaense de Futebol, Rafael Iatauro oficializou sua candidatura à presidência da entidade.
O secretário-chefe da Casa Civil lança sua chapa na próxima segunda-feira, num jantar em Curitiba.
O secretário tem ligação antiga com o esporte. Ele foi comentarista de rádio nos anos 50 e narrou o primeiro jogo televisionado no Paraná: Coritiba x Operário, em 1961, no antigo Belfort Duarte (hoje Couto Pereira). No começo dos anos 70 virou conselheiro do Tribunal de Contas, órgão que presidiu por cinco vezes antes de assumir a Casa Civil. Desde então, seu vínculo com o esporte foi de ordem política. Ao menos no período de campanha, ele não irá se ausentar do governo Requião.
O grupo que o apóia é composto principalmente por figuras que já passaram pela Federação Paranaense, como Almir Zanchi, Jorge Dib Sobrinho, Lourival Barão e Osni Pacheco.
Iatauro já obteve promessa de votos de ligas da Região Metropolitana de Curitiba, clubes da Suburbana e do Atlético, interessado no suporte do governo do Estado para trazer a Copa do Mundo de 2014 para a capital. Outros pré-candidatos são o atual presidente da FPF, Hélio Cury, e a dobradinha Jadir Setti-Élcio Berti. A assembléia que elegerá o presidente acontece em 18 de abril, e as chapas podem ser inscritas até o dia 8.