A disputa pela presidência da Federação Paranaense de Futebol promete ser voto a voto. Mesmo antes de se conhecer a lista oficial de clubes e ligas aptos a votar, situação e oposição anunciam apoios e tentam mostrar que têm a maioria.

continua após a publicidade

A chapa de oposição, por exemplo, divulgou uma nota ontem com uma lista de 28 clubes e ligas que estriam apoiando a eleição de Ricardo Gomyde, mas inclui dois clubes amadores (Olympique e Sítio Cercado) que não constam na lista de filiados do site da Federação Paranaense de Futebol. Já a chapa que defende a reeleição de Helio Cury contabiliza 32 apoios, mas inclui em suas contas dois clubes e uma liga amadora que já revogaram apoio firmado no ano passado e mudaram de lado na disputa (Trieste, Urano e a Liga de Colombo).

A assessoria de Cury divulgou ontem fotos e informações de uma reunião em que a chapa teria formalizado o apoio de 27 clubes amadores, na última sexta-feira, entre eles Trieste e Urano, que assinaram compromisso com Gomyde. “O Trieste revogou o compromisso que tinha com Helio Cury no ano passado, quando não existia uma outra chapa na disputa. Nós estamos com o Gomyde. Não estive em nenhum jantar na sexta-feira e, se alguém esteve em nome do Trieste, fez sem autorização”, disse Rafael Stival, investidor do Trieste.

Os dois clubes estariam entre os onze que haviam firmado compromisso por escrito com a atual administração da Federação e que segundo a equipe de Gomyde revogaram o apoio após o lançamento da chapa de oposição. “Esse é o problema de não se ter acesso à lista dos filiados aptos a votar. A Federação fez uma desfiliação em massa, tirou de seus quadros muitos clubes e ligas, mas ao que nos consta, esse não foi o caso desses dois clubes. Para nós, eles seguem filiados”, disse o advogado Juliano Tetto, candidato a vice-presidente na chapa de Gomyde, sobre os apoios de Olympique e Sítio Cercado.

continua após a publicidade

A Federação prometeu entregar hoje à Justiça a lista dos filiados aptos a votar, cumprindo decisão judicial da última quinta-feira. Tetto foi ontem à Justiça pedir que a multa de R$ 1 mil por dia pelo descumprimento da liminar fosse ampliado. No entendimento do advogado, o prazo de cinco dias para a divulgação da lista já foi estourado. A Federação entende que o prazo começa a contar a partir da notificação, que só aconteceu na sexta-feira.

Sem os três supostos apoiadores que revogaram as assinaturas em favor de Cury e sem os dois clubes sem registro na FPF a conta pelos votos na eleição da FPF estaria 29 a 26 em favor de Cury, mas há, ainda, 11 “eleitores” indecisos. Entre eles, sete clubes profissionais – colégio eleitoral que vem migrando, em parte, para Gomyde -, três clubes e uma liga amadora, onde Cury tem grande vantagem.

continua após a publicidade