Em meio a uma acirrada disputa pela presidência do Atlético, com ideias divergentes em todos os campos que regem uma administração, surge um consenso entre os dois lados que concorrerão nas eleições do dia 18 de dezembro: o capitão Paulo Baier. O meio-campo tem contrato com o Furacão até dezembro do ano que vem é o único jogador assegurado no elenco da próxima temporada, independentemente do grupo que vencer as eleições.
Baier, logo após a vitória no Atletiba, resultado que não impediu o rebaixamento do clube para a Série B do Campeonato Brasileiro, declarou seu desejo de ficar no elenco. “Sou o primeiro a ficar no Atlético e ajudar a voltar para Série A”, afirmou.
O comprometimento mostrado por Baier fez até mesmo Mário Celso Petraglia, candidato ao conselho administrativo do Furacão pela chapa CAPGigante, mudar de ideia sobre o capitão. Anteriormente tratado como “herança maldita”, até pelo alto salário, Baier passou a ser jogador importante para o ano que vem. “Já conversamos com o Paulo Baier, a melhor contratação, e em razão das declarações de ontem [domingo], voltará à 1.ª com o Furacão em 2012”, declarou no Twitter.
A chapa Paixão pelo Furacão também admitiu que Baier está nos planos, mas que precisa de outros para dividir a responsabilidade ano que vem. “O Baier está nos planos. O Paulo é líder dentro do grupo, tem um histórico no Atlético, que deve muito a ele, mas não pode ser o único. Temos que trazer jogadores à altura do que ele fez pelo Atlético para dividir responsabilidade”, disse Diogo Fadel Braz, candidato ao administrativo pela chapa Paixão pelo Furacão.
Com 37 anos, o jogador é referência para torcedores e colegas de time. Desde que chegou, são 28 gols marcados com a camisa do Rubro-Negro. Em 2009, foi vice-artilheiro do time na Série A, com 8 gols. Em 2010, teve ainda muito mais importância. Com 10 gols, foi responsável direto pela 5.ª colocação do time ao final do Brasileiro. Baier ainda não fala em aposentadoria, mas já sinalizou que quando decidir parar será no Atlético, pela identificação com a torcida.