Segundo a emissora americana ABC, que alega ter tido acesso a informações reservadas de agências de inteligência americanas e européias, a Eurocopa poderia ser palco de ataques terroristas influenciados pela Al Qaeda.

continua após a publicidade

Dirigentes dos serviços secretos teriam confirmado com exclusividade para a ABC a coleta de informações que levariam a imaginar a possibilidade de um ataque terrorista na Áustria ou na Suíça durante a competição esportiva.

As informações teriam sido confirmadas por representantes de quatro agências de inteligência diferentes, segundo as quais existiria uma significativa preocupação em relação a um possível ataque terrorista planejado pela Al Qaeda e praticado por terroristas argelinos.

Um dirigente de uma agência de inteligência, contatado pela ABC na semana passada, disse à emissora que "existe uma crescente sintonia" em relação a possibilidade de um ataque, porque uma ocasião como a Eurocopa "é muito cativante para ser deixada de lado".

continua após a publicidade

Segundo um outro dirigente, duas recentes prisões na Grã-Bretanha teriam levado à obtenção de documentos cujo teor faz considerar "verossímil" a possibilidade de um atentado.

A ABC não especifica quais são essas agências de inteligência e é, além de tudo, o único entre os grandes veículos de mídia norte-americanos hoje a fazer referência a estas eventuais ameaças.

continua após a publicidade