Provando que a polêmica em que se envolveu no último mês não o abalou a ponto de prejudicar seu desempenho, o brasileiro Cesar Cielo venceu os 50m borboleta nesta segunda-feira e conquistou a sua primeira medalha de ouro no Mundial de Esportes Aquáticos de Xangai. Após cravar 23s10, Cielo não segurou a emoção e chorou muito ainda dentro da piscina.
Esta foi a primeira prova do nadador depois do caso de doping por furosemida que teve início em 1º de julho, com a divulgação do exame positivo. Cielo enfrentou uma forte pressão antes de se livrar de uma suspensão na última quarta-feira.
Os australianos Matt Targett (23s28) e Geoff Huegill (23s35) ficaram respectivamente com a segunda e terceira posições na disputa dos 50 m borboleta. Grande rival de Cielo nos 50 m livre, o francês Frédérick Bousquet foi o quarto colocado.
Mesmo nadando em uma prova que não é sua especialidade, Cielo teve total domínio dos 50 m borboleta em Xangai. Tanto nas eliminatórias (com 23s26) quanto na semifinal (com 23s190), o brasileiro fez a melhor marca entre todas as baterias.
Na prova desta segunda-feira, Cielo mostrou um grande desempenho e faturou sua terceira medalha de ouro em mundiais – em Roma, em 2009, venceu os 50 m livre e os 100 m livre.
Além disso, esta é a segunda medalha de ouro do Brasil no Mundial de Xangai. Antes Ana Marcela Cunha já havia chegado ao lugar mais alto do pódio ao vencer a prova dos 25 km nas maratonas aquáticas.
Cielo volta às piscinas na quarta-feira para iniciar a defesa de seu título mundial nos 100 m livre. As preliminares estão marcadas para começar a partir das 9h local (22h da terça-feira em Brasília), e as semifinais acontecem no mesmo dia, a partir das 18h local (7h de Brasília). Caso confirme as expectativas e passe pelas duas eliminatórias, Cielo nada a decisão na quinta-feira.
O atleta também nadará em Xangai os 50 m livre (prova da qual é campeão mundial e olímpico) e, provavelmente, o revezamento 4×100 m medley, evento que fecha a competição.