A Corte Arbitral do Esporte (CAS anunciou nesta quarta-feira que o nadador Cesar Cielo e outros três nadadores brasileiros serão ouvidos a partir do dia 20, em xangai, na China. Em seguida, o tribunal irá analisar os depoimentos e as provas para anunciar no dia 22 se haverá punições pelo antidoping positivo por furosemida.

continua após a publicidade

Cielo, Nicholas dos Santos, Henrique Barbosa eVinicus Waked foram apenas advertidos pelo painel da CBDA (Confederação Brasileira de Esportes Aquáticos) pelo doping positivo, durante o Troféu Maria Lenk, em maio. No entanto, a Fina (Federação Internacional de Natação) apelou e levou o caso à Corte.

Por essa razão, Cielo corre sério risco de não poder defender os títulos mundiais dos 50 e 100 m livre, obtidos em Roma 2009, no Mundial de Xangai, marcado de 24 a 31 deste mês. Na defesa, o campeão olímpico dos 50 m e os outros nadadores alegam que o complemento alimentar usado estava com contaminação cruzada.

O velocista Cesar Cielo teve resultado adverso para a substância proibida furosemida em um exame antidoping feito no Troféu Maria Lenk, realizado em maio, no Rio de Janeiro. Além do campeão olímpico e mundial, outros três nadadores brasileiros também foram flagrados: Nicholas Santos, Vinícius Waked e Henrique Barbosa.

continua após a publicidade

De acordo com nota da CBDA, divulgada em 1.º de julho, os envolvidos declinaram do direito de realização da amostra B e definiram com precisão como o diurético entrou no organismo, o que comprovaria que não houve aumento dos seus desempenhos. Desta forma, a entidade optou apenas por uma advertência aos quatro atletas, uma vez que não foi identificada culpa ou negligência por parte deles no episódio.