Cesar Cielo será ouvido pela Corte Arbitral do Esporte

A Corte Arbitral do Esporte (CAS anunciou nesta quarta-feira que o nadador Cesar Cielo e outros três nadadores brasileiros serão ouvidos a partir do dia 20, em xangai, na China. Em seguida, o tribunal irá analisar os depoimentos e as provas para anunciar no dia 22 se haverá punições pelo antidoping positivo por furosemida.

Cielo, Nicholas dos Santos, Henrique Barbosa eVinicus Waked foram apenas advertidos pelo painel da CBDA (Confederação Brasileira de Esportes Aquáticos) pelo doping positivo, durante o Troféu Maria Lenk, em maio. No entanto, a Fina (Federação Internacional de Natação) apelou e levou o caso à Corte.

Por essa razão, Cielo corre sério risco de não poder defender os títulos mundiais dos 50 e 100 m livre, obtidos em Roma 2009, no Mundial de Xangai, marcado de 24 a 31 deste mês. Na defesa, o campeão olímpico dos 50 m e os outros nadadores alegam que o complemento alimentar usado estava com contaminação cruzada.

O velocista Cesar Cielo teve resultado adverso para a substância proibida furosemida em um exame antidoping feito no Troféu Maria Lenk, realizado em maio, no Rio de Janeiro. Além do campeão olímpico e mundial, outros três nadadores brasileiros também foram flagrados: Nicholas Santos, Vinícius Waked e Henrique Barbosa.

De acordo com nota da CBDA, divulgada em 1.º de julho, os envolvidos declinaram do direito de realização da amostra B e definiram com precisão como o diurético entrou no organismo, o que comprovaria que não houve aumento dos seus desempenhos. Desta forma, a entidade optou apenas por uma advertência aos quatro atletas, uma vez que não foi identificada culpa ou negligência por parte deles no episódio.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna