O nadador brasileiro de Santa Barbara do Oeste (SP), César Cielo, 21 anos, ganhou ontem a primeira medalha de ouro do Brasil nos Jogos Olímpicos de Pequim. A vitória aconteceu nos 50 metros livre.

continua após a publicidade

Cielo conquistou ainda outros dois feitos pra natação brasileira. A marca de 21s30 do brasileiro na final da prova quebrou seu próprio recorde olímpico (21s34), feito nas semifinais. Além disso, atleta deu ao Brasil a primeira medalha de ouro da natação em Olimpíadas.

A medalha de prata ficou pro francês Amauri Levaux, com o tempo de 21s45. O também francês Alain Bernard, com o tempo de 21s49 ficou com a medalha de bronze.

O melhor resultado da natação brasileira foi conseguir três medalhas de prata. Uma delas com Ricardo Prado, nos 400 m medley, nas Olimpíadas de Los Angeles, nos Estados Unidos, em 1984. Gustavo Borges ganhou as outras duas, nos 100 m livre em Barcelona, na Espanha, em 1992, e nos 200 m livre, em Atlanta, Estados Unidos, em 1996.

continua após a publicidade

Na última quarta-feira, Cesão Cielo já havia conquistado uma medalha de bronze nos Jogos de Pequim, nos 100 m livre. Foi a sétima medalha de bronze do Brasil na natação.

Ao receber a medalha nesta madrugada, Cielo não conteve as lágrimas ao ouvir o hino nacional. O público sentiu a emoção do brasileiro e aplaudiu por vários minutos.

continua após a publicidade

Cielo deixou o pódio acenando a todos com a medalha na mão. Parou para as fotos e entregou para seus pais o ramalhete de flores dado aos medalhistas. Minutos depois foi a vez da equipe brasileira de natação quebrar o protocolo e invadir a área reservada pra abraçar com a bandeira o novo herói do Brasil.