O homem mais rápido do mundo na água venceu mais uma vez: César Cielo conquistou o ouro dos 50 m livre no Mundial de Piscina Curta (25 m), disputado em Dubai, nesta sexta-feira. Foi a primeira medalha dourada do País na competição. O tempo de 20s51 é o novo recorde sul-americano, superando sua própria marca nas semifinais: 20s61.
“É difícil segurar a ansiedade em uma prova importante como essa. Você não pode sair que nem um ventilador”, disse Cielo após a disputa ao SporTV. “Concretizar uma chance dessas é uma glória e um alívio muito grande”, completou o nadador brasileiro.
Cielo é também o campeão olímpico e mundial dos 50 m livre em piscinas com 50 m. Na prova de hoje, o brasileiro foi seguido por Frédérick Bousquet, da França, em segundo (20s81), e Josh Schneider, dos Estados Unidos, com o tempo de 20s88, em terceiro.
Ainda nesta sexta, o Brasil se garantiu em duas finais, com três representantes. Nicholas Santos e Glauber Silva confirmaram seus bons tempos em duas semifinais distintas e estão na decisão dos 50 m borboleta, a ser disputada neste sábado.
Já Guilherme Guido vai competir a final dos 50 m costas, com a quinta melhor marca das semifinais, também hoje. Em uma prova emocionante, vencida nas últimas braçadas, a equipe chinesa superou as americanas e levou o ouro nos 4×100 m medley feminino. Zhao Jing, Liu Zige, Tang Yi e Zhao Jin foram as responsáveis pelo feito, fechando a final em 3min48s29, contra os 3min48s36 da seleção dos Estados Unidos.
Disputando a decisão, a equipe brasileira, formada por Fabíola Molina, Tatiane Sakemi, Daniele Jesus, Tatiana Lemos acabou com o oitavo tempo da decisão: 3min59s45. A marca, ainda que longe do pódio, é o novo recorde sul-americano e representou uma melhora do próprio tempo das brasileiras da semifinal: 3min59s92.