CEP terá nova pista de atletismo

O governador Roberto Requião assinou ordem de serviço para a execução da reforma da pista de atletismo no Colégio Estadual do Paraná. A pista será feita de concreto emborrachado e receberá investimento de R$ 1.440.846,55. ?Esta obra será feita no colégio onde estudei. Estamos reformando a piscina, que terá água aquecida, e, agora, vamos reformar a pista de atletismo. Minha história com o colégio vem desde meu bisavô, que foi diretor do então Liceu Paranaense que deu origem ao Colégio Estadual do Paraná?, conta Requião.

Segundo o secretário da Educação Mauricio Requião, a pista será a melhor de todos os colégios do Paraná e do Brasil. ?Fizemos questão de trazer alguns dos ex-alunos do Colégio Estadual do Paraná, que também utilizaram a pista de atletismo, para participar desta solenidade?, diz. Para a diretora Elza Camargo Rocha, a reforma da pista de atletismo representa muito para o Colégio. ?Daqui saem diversos atletas. Este é um ótimo presente de aniversário para o colégio, que em março completa 160 anos?, comenta.

A coordenadora de Educação Física Liliam Messias Sampaio Brito, comenta que, além de poder sediar competições, a pista poderá ser utilizada nas aulas de educação física e em projetos para a comunidade. ?Atualmente, aproximadamente 120 alunos atletas utilizam a pista de segunda a sexta-feira. Destes temos diversos destaques como a aluna Iolanda Michele Cesar, que obteve o primeiro lugar na São Silvestre, categoria juvenil?, ressalta.

Olimpíadas

Requião adiantou ainda que, na Semana da Pátria, será realizada uma Olimpíada Nacional de Esportes Colegiais, aberta a países vizinhos como Paraguai, Argentina, Uruguai. ?Esta é uma resposta e protesto do Paraná pela comercialização dos jogos estudantis. Os jogos estão sendo vendidos para empresas que querem transformar os atletas em outdoors ambulantes com a marca de alguma empresa no peito. Aqui, no Paraná, os jovens vão utilizar no peito a bandeira do Paraná e do Brasil. Pois não podemos transformar o esforço e a dedicação dos professores e alunos em algo a ser vendido?, explica o governador.

Para Requião, este ano os professores estaduais deram uma demonstração extraordinária de competência. ?Os cursinhos colocam nos outdoors as aprovações, mas quem mais aprovou neste vestibular foi o ensino público, pois 52% dos aprovados no vestibular da Universidade Federal do Paraná passaram pelo sistema público de Educação. Esta é uma demonstração que marca o crescimento e a qualidade do ensino público do Paraná. No próximo ano queremos que essa marca chegue a pelo menos 70%?, ressalta.

Também participaram da solenidade o comandante da Polícia Militar do Paraná, Nemésio Xavier Filho, e o deputado estadual Antônio Anibele, ex-alunos do Colégio Estadual do Paraná, além dos deputados estaduais Rafael Greca e Alexandre Khury, e autoridades civis e militares.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo