O Boston Celtics passou à frente do Chicago Bulls nos playoffs da NBA, ao vencer por 107 a 86 o terceiro jogo da série, disputado na noite desta quinta-feira, em Chicago. Com a vitória tranquila, assegurada já no terceiro quarto, os atuais campeões da liga norte-americana de basquete recuperaram a vantagem do mando de campo, perdida com a derrota em casa na primeira partida.
O ala Paul Pierce foi o cestinha do Celtics, com 24 pontos, e teve como escudeiros os armadores Rajon Rondo, com 20 pontos e 11 rebotes, e Ray Allen, com 18 pontos. O armador Derrick Rose, em sua primeira partida após receber o prêmio de melhor calouro da temporada, teve atuação discreta, com apenas nove pontos, três rebotes e duas assistências – o melhor do Bulls foi Ben Gordon, com 15 pontos. O quarto jogo será no domingo, às 14 horas (de Brasília).
Em Salt Lake City, o Utah Jazz reagiu e venceu o Los Angeles Lakers por 88 a 86, reduzindo a vantagem dos atuais vice-campeões para 2 a 1. O time da casa venceu graças a uma cesta anotada pelo armador Deron Williams a dois segundos do fim – o Lakers ainda teve uma chance no estouro do cronometro, mas Kobe Bryant, desequilibrado, não conseguiu converter o chute de três pontos.
Williams terminou o jogo com 13 pontos, e o ala Carlos Boozer foi o cestinha do Jazz, com 23 pontos, além de apanhar incríveis 22 rebotes. Pelo Lakers, o melhor foi Lamar Odom, que anotou um double-double saindo do banco de reservas, com 21 pontos e 14 rebotes. Kobe Bryant marcou 18 pontos, e Pau Gasol fez outros 20. As duas equipes voltam a se encontrar no sábado, às 22 horas (de Brasília).
No outro jogo desta quinta, o Dallas Mavericks fez valer o fator campo e abriu 2 a 1 contra o San Antonio Spurs, ao vencer por 88 a 67, O time da casa definiu a partida no terceiro quarto, quando permitiu apenas 12 pontos ao rival, e só administrou o jogo no último período, tendo Dirk Nowitzki como cestinha, com 20 pontos. Pelo Spurs, só dois jogadores chegaram aos dois dígitos nos pontos: Tony Parker, com 12, e Fabrício Oberto, com 10. O próximo capítulo do duelo texano será no sábado, às 17 horas (de Brasília).
Confira os jogos desta sexta-feira (os horários são de Brasília, entre parênteses o placar da série):
20 horas
Detroit Pistons x Cleveland Cavaliers (0 x 2)
21 horas
Philadelphia 76ers x Orlando Magic (1 x 1)
22h30
Houston Rockets x Portland Trail Blazers (1 x 1)