Celtics bate Lakers e fica a um triunfo do título da NBA

O Boston Celtics desempatou a final da NBA contra o Los Angeles Lakers e fez 3 a 2 na série decisiva com um triunfo por 92 a 86, na noite de domingo, atuando em casa. Com 27 pontos de Paul Pierce, que teve o seu melhor desempenho ofensivo nas finais, a equipe conseguiu minimizar os 38 pontos anotados por Kobe Bryant.

A sexta partida da final será disputada na terça-feira, na Califórnia, e uma vitória neste ou no sétimo jogo, que se necessário será realizado na quinta-feira, dará o 18º título da NBA ao Boston Celtics.

A quinta partida deu mostras de que a definição do campeão dependerá muito dos desempenhos de Pierce, melhor jogador da final de 2008, quando o Celtics bateu o Lakers, e de Bryant, melhor jogador da decisão de 2009, quando o Lakers superou o Orlando Magic.

Kevin Garnett, com 18 pontos e dez rebotes, e Rajon Rondo, com 18 pontos, oito assistências e cinco rebotes, foram os outros destaques da segunda vitória seguida do Boston na final. O espanhol Pau Gasol anotou 12 pontos e pegou 12 rebotes para o Lakers.

Bryant fez o possível para evitar o revés, anotando 23 pontos entre a marca de 4min23 minutos do segundo quarto até quando faltavam 2min16 para o fim do terceiro. Mas foi exatamente nesse período que o Celtics abriu uma vantagem de 13 pontos.

Peirce anotou sete pontos nos últimos três minutos e meio do segundo quarto, além de nove nos primeiros cinco minutos do terceiro período. Ray Allen fez duas cestas que deram ao Boston uma vantagem de 13 pontos (71 a 58) quando faltavam 3min08 para o fim do terceiro período.

O Lakers diminuiu a diferença para seis pontos várias vezes e chegou a estar cinco pontos atras quando faltava 1min30 para o fim quando Bryant converteu três tiros livres. Em seguida, porém, o astro falhou em seguidos arremessos de três pontos, e quando Allen acertou dois arremessos livres com 19 segundos para final e Garnett um com 8,9 segundos para o fim, a partida foi definida a favor do Boston.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna