Com uma vitória em casa na noite de domingo (8), por 108 a 102, o Boston Celtics abriu 2 a 0 na série melhor-de-sete jogos da final da NBA. Mas o Lakers tem uma grande chance de reação já nesta terça-feira, quando recebe o rival em seu ginásio, na primeira partida da decisão a ser disputada em Los Angeles.
Até agora, o Celtics aproveitou o fato de fazer os dois primeiros jogos da final em Boston e abriu 2 a 0. Mas o Lakers terá, a partir desta terça-feira, três partidas seguidas em seu ginásio, o que lhe dá chance de passar na frente na série final da liga norte-americana de basquete. "Eles ganharam os confrontos em casa e nós queremos fazer o mesmo", afirmou Kobe Bryant, grande astro do time de Los Angeles.
No jogo de domingo, o Celtics realmente mostrou sua força e conseguiu uma boa vitória. Com uma defesa agressiva e um ataque eficiente, o time de Boston chegou a abrir mais de 20 pontos de vantagem, viu a reação do Lakers no último quarto, mas soube segurar o resultado. "Fizemos nossa parte. Mantivemos o mando de quadra e vamos a Los Angeles para ganhar lá também", afirmou Paul Pierce.
Paul Pierce, inclusive, foi o destaque do jogo de domingo. Na partida anterior da final, ele deu um susto na torcida do Celtics, ao sofrer uma contusão no joelho direito – mesmo assim, voltou para a quadra naquela oportunidade e teve uma boa atuação Dessa vez, o astro do time de Boston mostrou estar recuperado da lesão e comandou a vitória.
Com 100% de aproveitamento nas bolas de três pontos – acertou os quatro arremessos que fez -, Paul Pierce terminou o jogo de domingo com 28 pontos, além de ter dado oito assistências. "Me senti bem. Não senti a lesão durante a partida, porque quando entrei na quadra, ao ouvir o barulho e o apoio da torcida, subiu a minha adrenalina e joguei com tudo", contou o cestinha do Celtics.
Além de Paul Pierce, o Celtics contou com a surpreendente atuação do reserva Leon Powe, que ficou pouco mais de 14 minutos em quadra e terminou com 21 pontos. Enquanto isso, Ray Allen somou 17 pontos e Kevin Garnett conseguiu 17 pontos e 14 rebotes para o time de Boston.
Do lado do Lakers, Kobe Bryant somou 30 pontos e oito assistências, mas não foi o suficiente para evitar mais uma derrota. E ele ainda teve a companhia do espanhol Pau Gasol, que fez um bom jogo para o time de Los Angeles, com 17 pontos e 10 rebotes, sem, no entanto, ter sucesso no placar final.