São Joaquim (ZDL)

– O cearense Antônio Nascimento, da equipe Guaru/Audifar, foi o grande destaque da segunda e mais difícil etapa da XVI Volta Ciclística BR Internacional de Santa Catarina, disputada ontem. Ele completou os 90,7 km entre as cidades de Orleans e São Joaquim em 3h10min08. O grande desafio da etapa foi a subida da Serra do Rio do Rastro. Os atletas saíram de uma altitude de 493 metros e, em pouco mais de 11 quilômetros, subiram para 1.370 metros. O paulista Renato Seabra, da Caloi/Suzano/PowerBar, chegou em segundo lugar e manteve a liderança, com 54 segundos de vantagem sobre o paranaense Evandro Portella, da Dataro/Transamérica, segundo colocado na classificação geral, ao lado de Márcio May, da Memorial/Santos, ambos com o mesmo tempo.

“Esta vitória é muito especial em minha carreira. Afinal, esta prova é muito difícil e desgastante por causa da subida forte e do vento lateral cruzado”, comentou o ciclista cearense, que completou 25 anos no dia 19 de agosto e assumiu a quarta colocação na classificação geral. “Foi um verdadeiro presente de aniversário, um pouco atrasado na verdade, mas foi um presentão.”

Se em quarto lugar Nascimento está otimista, o líder Renato Seabra tem motivos de sobra para estar confiante. Líder desde a primeira etapa, o ciclista paulista de 24 anos aumentou em quatro segundos a diferença para o segundo colocado.

A prova de ontem teve o primeiro prêmio de montanha da competição, que ocorreu no mirante da Serra do Rio do Rastro, a 1.370m de altitude em relação ao nível do mar. O vencedor foi Rogério Silva, o Paulista, também da equipe Guaru/Audifar. Feliz com a atuação, Paulista disse que treinou muito para vencer o prêmio de montanha.

Os ciclistas disputam hoje, a partir das 9h, a terceira etapa da competição. A largada será dada na Praça da Igreja da Matriz de São Joaquim e a chegada ocorrerá em frente à Delegacia Policial de Alfredo Wagner, num percurso de 121,2 km.

continua após a publicidade

continua após a publicidade