Cearense ganha título na raça

(AE)Em final muito equilibrada, o cearense Antonio Nascimento, da equipe Memorial/Santos, conquistou a Volta Internacional de São Paulo, neste domingo, com apenas 25 segundos de vantagem no tempo geral sobre o norte-americano Thimothy Larkin, da Toshiba/Aerospace.

Antonio Nascimento, conhecido como Tonho, finalizou os 1.140,95 km da disputa com 23h09m28 e garantiu o título ao completar a última etapa da competição, entre Campinas e a Cidade Universitária, em São Paulo, no pelotão principal.

“Dedico a vitória ao Márcio May, meu companheiro de equipe, que correu no sacrifício depois de sofrer aquele acidente sexta-feira”, disse Tonho. “Nosso time não se abateu e conseguimos nosso objetivo.”

O vencedor da etapa deste domingo foi André Grizante, da equipe Caloi/Extra/Suzano, que fez o tempo de 1h10m55 e cruzou a linha de chegada praticamente junto com Edy Cisneros, o segundo colocado, e o uruguaio Alem Rayes, o terceiro.

Tonho, de 26 anos, ganhador da Volta de Santa Catarina em 2003, acumulou o título de montanha – disputado nos trechos de maior subida em cada etapa -, com 17 pontos, e assegurou o título por equipes à Memorial/Santos. “Só acreditei na vitória quando entramos na reta final, pois vi que chegaria no bloco da frente”, contou.

Nascido em Brejo Santo, interior do Ceará, ele é o segundo melhor brasileiro no ranking da União Ciclística Internacional (UCI), na 720ª colocação. “O nível da competição provou que o Brasil pode conseguir mais vagas para a Oímpíada. Vou lutar para estar na seleção”, avisa Tonho – por enquanto, o País tem apenas uma vaga, conquistada por Murilo Ficher.

Márcio May, um dos favoritos ao título, liderava a Volta de SP, mas sofreu corte na cabeça e escoriações nos braços e pernas ao cair da bicicleta em Ribeirão Preto, na sexta-feira. O acidente prejudicou sua atuação na prova de contra-relógio, quando perdeu a primeira colocação. “Cheguei a pensar que não voltaria a correr, mas com muito esforço a equipe conseguiu reverter o quadro”, comentou o ciclista.

O último trecho da Volta de SP foi equilibrado ao longo dos 56 km de percurso, pois nenhum competidor abriu vantagem. Nos últimos 5 km, a maior reveleção da prova, Breno Sidoti, que chegou a liderar a competição entre sexta-feira e sábado, arriscou uma fuga do pelotão, mas não sustentou a ponta e terminou em 31º lugar. Mesmo assim, garantiu a 3ª posição no geral. “Minha equipe e eu estamos crescendo, ainda temos muito a conquistar.”

Na cerimônia de premiação, o governador Geraldo Alckmin confirmou que a Volta Internacional de São Paulo entrará para o calendário esportivo oficial do Estado em 2005. Genaro Luis Mercedes, comissário da União Ciclística Internacional, avaliou como “excelente” o nível técnico e de organização da prova, abrindo a possibilidade para que a competição aumente sua categoria, de 2,5 para 2,3 pontos, de acordo com critérios da UCI.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo