O time do Ceará assumiu a vice-liderança do Campeonato Brasileiro ao vencer, neste domingo, o Cruzeiro por 1 a 0, no Estádio Castelão, em Fortaleza. Com isso, a equipe chegou aos 11 pontos e manteve 100% de aproveitamento jogando em casa. O gol dos cearenses foi marcado por Lopes, aos 40 minutos do primeiro tempo.
O time nordestino começou pressionando o Cruzeiro, mas o atacante Lopes demonstrou displicência no início da partida, prejudicando as finalizações da equipe cearense.
Os mineiros só conseguiram passar do meio de campo aos cinco minutos, mesmo assim com passes errados. Recuado,
o Cruzeiro optou por retardar o jogo. Quando partiu em contra-ataques, não conseguiu levar perigo ao gol defendido por Diego.
O Ceará não teve objetividade nas conclusões de jogadas criadas por Ernandes, Oziel, Geraldo e Misael. Uma boa chance aconteceu aos 30 minutos, quando Misael deu seguidos dribles na zaga cruzeirense, dentro da grande área, mas não concluiu em gol.
Mas, aos 40 minutos, o Cruzeiro não aguentou a pressão cearense. Lopes, até então jogando mal, completou
jogada de Misael dentro da pequena área, convertendo o gol. E ainda teve outra chance, aos 45, mas acabou desperdiçando a oportunidade de ampliar o placar.
Na volta para o segundo tempo, Adilson Batista tirou Fabinho e Roger. Em seus lugares, entraram Elicarlos e Pedro Ken. Já Paulo César Gusmão manteve o mesmo time que iniciou a partida.
O primeiro cartão amarelo só saiu aos sete minutos, quando Fabrício cometeu falta em Marquinhos Paraná. O Cruzeiro continuou pressionando, mas encontrou uma defesa adversária bastante compacta. Não é à toa que em cinco jogos só levou um gol, sendo a defesa menos vazada da competição.
Lopes, até sair aos 21 minutos, desperdiçou boas chances de marcar. Aos 20 minutos, o cruzeirense Thiago Ribeiro, em um chute rasteiro, carimbou o poste esquerdo de Diego. Com isso, o técnico Adilson Batista resolver ir para o tudo ou nada, tirando Marquinhos Paraná aos 28 para entrada de Wellington Paulista, que acabou sendo expulso aos 34, por reclamar com o árbitro Péricles Bassols.
Na próxima rodada, na quarta-feira, o Cruzeiro recebe o Santos, às 21h50, no Mineirão. No mesmo dia o Ceará recebe o Avaí, às 21 horas, no Estádio Castelão.
FICHA TÉCNICA:
Ceará 1 x 0 Cruzeiro
Ceará – Diego; Oziel, Fabrício, Anderson e Ernandes; Michel, Heleno (Careca), João Marcos e Geraldo (Eusébio); Lopes (Wellington Amorim) e Misael. Técnico – Paulo César Gusmão.
Cruzeiro – Fábio; Jonathan, Gil, Leonardo Silva e Fernandinho; Fabinho (Elicarlos), Marquinhos Paraná (Wellington Paulista), Henrique e Roger (Pedro Ken); Kléber e Thiago Ribeiro. Técnico – Adilson Batista.
Gol – Lopes, aos 40 minutos do primeiro tempo.
Árbitro – Péricles Bussols Cortez (Fifa-RJ).
Cartão amarelo – Fabrício, Michel, Anderson (Ceará)e Fernandinho (Cruzeiro).
Cartão vermelho – Wellington Paulista.
Renda – R$ 297.401,00.
Público – 19.694 pessoas.
Local – Estádio Castelão, em Fortaleza.