Recentemente a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) divulgou um comunicado dizendo que apenas três clubes do Brasil se classificariam pelo Campeonato Brasileiro para próxima edição da Copa Libertadores da América. Anteriormente estava previsto a classificação dos quatro primeiros do Nacional para competição continental.
O regulamento do Brasileirão, no seu artigo 7º, diz que “no caso da Copa Libertadores de 2010 ser conquistada por um clube brasileiro, estarão classificados os quatro primeiros colocados do campeonato, sendo que os 1º e 2º classificados acessarão a Copa Libertadores na sua 2ª Fase e os 3º e 4º classificados acessarão a Copa Libertadores na sua 1ª Fase (Fase Preliminar).
O assessor de imprensa da Confederação Brasileira de Futebol, Rodrigo Paiva, diz que a entidade, através do presidente Ricardo Teixeira, está trabalhando com objetivo de reverter esta decisão. “Isso terá que ser revisto. A CBF vai recorrer da decisão para defender o interesse do futebol brasileiro. Estamos trabalhando nisso”, disse.
Expectativa é de que na próxima semana o presidente da CBF converse com o presidente da Conmebol, Nicolas Leóz, para dar um ponto final ao assunto.
O presidente do conselho administrativo do Atlético, Marcos Malucelli, diz que após a decisão da entidade sul-americana, o clube trabalha com o G-3. Atualmente o Atlético é o 6º colocado, com 37 pontos e está a 7 do Cruzeiro, que é o 3º. “Essa questão é do futebol brasileiro. Estamos imbuídos na vontade de chegar. Temos que trabalhar com o G3 a partir de agora”, relatou.
Sobre o confronto do próximo domingo, contra o Botafogo, 16 horas, no Engenhão, Malucelli diz que a expectativa é a melhor possível. “Será um jogo difícil, mas o objetivo é vencer, como sempre”, concluiu.