O Paraná será, a partir de hoje, a casa dos principais árbitros de futebol do Brasil. Até a próxima 5.ª feira, em Curitiba, eles participam do teste físico da Fifa e do Curso de Aprimoramento de Árbitros de Elite, da CBF.

continua após a publicidade

Serão três dias de evento. Hoje, na Universidade Positivo, acontece o teste físico da Fifa. Amanhã e na 5.ª feira, é a vez do Curso de Aprimoramento, com atividades no Hotel Master Express, no centro, e no campus da Universidade Federal do Paraná (UFPR) no Jardim Botânico.

Além dos nomes mais conhecidos do apito, estarão na cidade instrutores da Confederação Sul-Americana (Conmebol) e da CBF. É a primeira vez que os eventos, realizados anualmente, acontecem fora do eixo Rio-São Paulo.

Segundo a Federação Paranaense de Futebol (FPF), o novo curso da entidade foi importante para que Curitiba recebesse os árbitros mais conceituados do país. Iniciado no dia 1.º de agosto, ele é realizado em parceria com a UFPR.

continua após a publicidade

“Quando apresentei o projeto à CBF, o presidente Ricardo Teixeira sugeriu que o Paraná organizasse a edição deste ano. Desafio que foi aceito pelo presidente Hélio Cury (FPF)”, diz o coordenador do curso de arbitragem, João Cândido Hartmann.

O teste físico é a oportunidade para os árbitros do quadro da Fifa e aspirantes mostrar que estão em condições de conduzir os principais jogos do calendário internacional. Quem for aprovado, recebe o aval para apitar jogos entre seleções, em competições ou amistosos oficiais.

continua após a publicidade

Como acontece anualmente, a CBF aproveita a realização dos testes da Fifa para realizar seu curso de aperfeiçoamento. “São aulas práticas e teóricas, com instrutores da CBF, que visam à padronização da arbitragem”, explica Hartmann.

Os árbitros mais conhecidos do país estarão participando dos cursos. Nomes como Carlos Eugênio Simon, Paulo César de Oliveira, Leandro Vuaden e os paranaenses Héber Roberto Lopes e Evandro Rogério Roman, todos do quadro da Fifa.

Formação

Na noite de 5.ª feira, o último dia do evento da CBF contará com a participação dos 54 alunos do curso de árbitros da FPF. Eles irão assistir a uma palestra do presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Sérgio Correia.

“A presença de tantos árbitros conceituados faz com que os mais novos vejam que a cobrança é cada vez maior e como eles precisam estar sempre se aperfeiçoando”, conclui Hartmann.