Rio – Depois de um almoço ontem com o governador do Rio, Sérgio Cabral Filho, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, mudou radicalmente de opinião e resolveu dar dois presentes aos cariocas: o Maracanã será o palco do primeiro jogo da seleção brasileira pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, e o estádio ainda foi relacionado para ser uma das sedes do mundial de 2014 -caso o Brasil seja oficializado pela Fifa como país-sede.

continua após a publicidade

O presidente da CBF, que defendia a implosão do Maracanã para a construção de um novo estádio no local, disse que a repentina mudança em sua intenção ocorreu por causa da vontade política apresentada pelo novo governo. Mas o dirigente ressaltou que somente com a modernização das instalações será possível aproveitá-las na Copa de 2014.

?Tentei várias vezes conversar com outros governos e não consegui.

E, pela primeira vez, alguém se comprometeu a fazer algo pelo Maracanã?, destacou Teixeira, que se negou a comentar a exclusão do Morumbi da Copa do Mundo de 2014. ?Só falarei sobre esse assunto quando estiver em São Paulo.?

continua após a publicidade

Para o Maracanã receber partidas do mundial de 2014, Teixeira enumerou alguns problemas que precisam ser resolvidos, como o estacionamento e a tribuna de honra. Apesar dos obstáculos, o dirigente se mostrou otimista em suas resoluções. ?Dá tempo. A Copa começará só em 2013, com a disputa da Copa das Confederações.?

Com a inclusão do Maracanã e o aproveitamento do Estádio João Havelange, o presidente da CBF descartou a possibilidade de um novo estádio ser construído no Rio.

continua após a publicidade

Além da modernização do estádio, a idéia do governo no Rio é fazer uma parceria com a iniciativa privada e tornar o Maracanã saudável financeiramente. ?Os torcedores que vão assistir ao jogo, às 17 horas, deveriam chegar ao meio-dia para aproveitar o restaurante, as lojas de venda de produtos, parques de diversão?, frisou o secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Eduardo Paes, que vai viajar à Alemanha para conhecer os estádios do mundial de 2006.

E após sete anos, o estádio voltará a receber a seleção. A partida válida pelas Eliminatórias da Copa de 2010 deverá ocorrer em setembro ou outubro.

A última vez que a seleção atuou no Maracanã foi em 3 de setembro de 2000, quando goleou, por 5 a 0, a Bolívia, pelas Eliminatórias da Copa de 2002.