Semana decisiva

CBF pode responder se aceita a primeira edição da Copa Sul-Minas-Rio em 2016

Os próximos dias serão decisivos para a confirmação da disputa da Copa Sul-Minas-Rio já na temporada de 2016. A competição interestadual, que segundo seus organizadores acontecerá no ano que vem independentemente do posicionamento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), aguarda para os próximos dias -talvez hoje – uma resposta oficial da entidade máxima do futebol brasileiro sobre a disputa do torneio já em 2016, e já tem reunião marcada para quinta na Arena da Baixada. Em um primeiro momento, o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, abraçou a ideia, mas pediu um prazo para que toda a documentação e a ideia fosse analisada pela entidade.

O ex-presidente do Atlético-MG, Alexandre Kalil, que assumiu o cargo de CEO da Copa Sul-Minas-Rio, garantiu que, na reunião realizada na última quinta-feira, no Rio de Janeiro, a receptividade do mandatário da CBF foi muito boa e até surpreendente ao olhos dos dirigentes que fundaram a competição.

Empolgação

“O importante não é a leitura de 48 horas (de prazo). O importante é que ele falou assim: ‘Estou de acordo, acho que é um avanço e a CBF quer abraçar a ideia’. Isso é o mais importante para nós. O saldo foi surpreendentemente espetacular, porque a liga está montada, o produto está na rua. Nós vamos cumprir nossos contratos com os estaduais. A liga está definitivamente formada. Seguramente é o segundo produto do futebol brasileiro”, pontuou Kalil.

Ainda durante o encontro, ficou estabelecido que a Copa Sul-Minas-Rio de 2016 terá apenas seis datas, mas será disputada por 12 e não mais por dez clubes. Assim, além dos dois principais times de cada Estado (Internacional, Grêmio, Avaí, Figueirense, Coritiba, Atlético, Cruzeiro, Atlético-MG, Flamengo e Fluminense), o Paraná Clube briga junto com Joinville, Chapecoense, América-MG e Criciúma pelas duas vagas restantes do torneio.

O torneio, então, diante da falta de datas extras disponíveis de acordo com calendário divulgado pela CBF, terá três grupos com quatro equipes cada. Passarão à semifinal o melhor time de cada chave, além do melhor segundo colocado.

Além da resposta oficial da CBF quanto a apoiar ou não a criação e a disputa da Copa Sul-Minas-Rio para a próxima temporada, os organizados da liga ainda carecem de um acerto com uma emissora de televisão que vá cobrir as partidas do torneio. Além disso, contratos com patrocinadores que queiram expor suas marcas nos jogos da competição também deverão ser fechados no final deste ano para que, principalmente, o torneio seja rentável para os clubes e acabem com a realidade deficitária dos estaduais no primeiro semestre.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna